Smed recebe escritor Luiz Coronel para o Café com Letras

25/09/2019 15:50
Adriano Amaral/SMED PMPA
EDUCAÇÃO
Escritor falou sobre sua carreira e o início de suas vivências no mundo da literatura

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) recebeu, na manhã desta quarta-feira, 25, o escritor e poeta Luiz Coronel, em mais edição do Sarau Café com Letras. O encontro ocorreu na Biblioteca da Smed (rua dos Andradas, 680, Centro – 4º andar) e contou com a presença de servidores, professores e admiradores de poesia. O escritor falou sobre sua carreira e o início de suas vivências no mundo da literatura. “Eu percorria 16 quilômetros a cavalo até uma ‘bibliotequinha’ miserável em Piratini para buscar livros para ler. E me lembro de ler Camões em espanhol”, recorda o poeta.

Luiz recitou alguns de seus poemas para os participantes, entre eles, Ode aos mestres, A droga e Duas moças. A professora Daniela Zilio, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Vargas, no bairro Passo das Pedras, aproveitou a manhã poética para compartilhar o trabalho realizado com seus alunos do 4º ano. Todas as semanas, o grupo estuda com a professora uma poesia, e na sexta-feira, reúne-se para comentar sobre a poesia estudada e recitar novos poemas.

Luiz Coronel também doou aos participantes do evento o livro Poemas da Aguerrida Esperança, que integra a lista de cem livros doados às escolas da rede municipal de ensino. “Eu gosto muito de doar livros para as escolas, para as crianças, ao invés de vender nas livrarias. Eu consigo dinheiro com as empresas, imprimo e doo para as crianças”, pontua o autor.

A coordenadora do programa Redes pela Leitura, Cristina Rolim, lembrou que os saraus promovidos pela Smed são gratuitos e abertos ao público em geral, integrando a política de incentivo à leitura e buscando expandir a promoção à literatura para além das escolas. No encontro, também foram distribuídas obras pelo projeto Livro Andarilho, que espalha obras em espaços públicos de Porto Alegre. Títulos de literatura infantil, infantojuvenil, nacional e estrangeira foram disponibilizados pela equipe da biblioteca para empréstimo, mediante uma única condição: uma vez que a leitura fosse terminada, os livros deveriam passar adiante. Seja para as mãos de um amigo ou deixados em um espaço público, os exemplares do projeto tem o objetivo de transformar o mundo em uma biblioteca sem fronteiras, motivando cada vez mais pessoas a ler.

As Emefs Saint-Hilaire, Presidente Vargas, Wenceslau Fontoura e a Escola Municipal de Educação Infantil Jardim de Praça (Emei JP) Patinho Feio também estiveram presentes e receberam o livro doado pelo escritor. O secretário municipal de Educação, Adriano Naves de Brito, e a diretora pedagógica, Maria Cláudia Bombassaro Callegari, também marcaram presença no evento.

Natural de Bagé, Luiz Coronel é escritor com mais de setenta obras publicadas, entre livros infantis, romances e poesias, quase sempre tratando da temática cultural gaúcha. Dentre suas obras, destacam-se: Mundaréu, Retirantes do sul, Cavalos do tempo, Baile de máscaras e Pirâmide Noturna. Como compositor musical possui diversos prêmios como letrista nas Califórnias da Canção Nativa. O escritor recebeu prêmios nacionais e internacionais, como o Prêmio Nacional de Poesia do MEC, de 1973, com a obra Mundaréu, Prêmio Influência Poesia Espanhola, em 1990 e o Prêmio Octavio Paz, da Revista Plural, pelo livro Pirâmide Noturna.

Redes pela Leitura - O Sarau Café com Letras faz parte do programa Redes pela Leitura, que reúne diferentes projetos vinculados à política de leitura da Smed. Algumas iniciativas são o Livro Andarilho, que tem como objetivo espalhar livros pela cidade; o Adote um Escritor, que promove encontros entre escritores e estudantes da rede municipal de ensino, e o Elefante Letrado, plataforma digital para desenvolver o hábito da leitura.

 

 

Vitória Garcia (estagiária - supervisão: Luzia Lindenbaum)

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes