Smed se reúne com professores da Escola Grande Oriente

01/11/2018 18:35

A Diretoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Smed) esteve na manhã desta quinta-feira, 1º, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Grande Oriente, no bairro Rubem Berta, zona Norte da Capital. Nesta instituição uma professora foi agredida na noite de quarta-feira, 31, enquanto exercia suas funções de coordenadora de turno. Na ocasião, foi acompanhada pela Guarda Municipal para receber o atendimento necessário e registrar boletim de ocorrência. A equipe pedagógica se reuniu com os diretores da escola e, posteriormente, com o quadro docente. A instituição de ensino suspendeu o atendimento nesta quinta.

O secretário Adriano Naves de Brito informa que a pasta seguirá empenhada em promover a paz e o respeito no ambiente escolar. “À Smed cabe cuidar da escola e do bem estar de toda a comunidade escolarâ€, comentou. Ao tomar conhecimento do ocorrido, ainda na noite de quinta, a secretaria repudiou o ocorrido, considerando inaceitáveis atos de agressão. O prefeito Nelson Marchezan Júnior lamentou, na manhã desta quinta-feira, 1º, a agressão sofrida pela professora da Emef Grande Oriente. “Lastimamos o ocorrido. Mais uma vez uma agressão a uma servidora pública, uma professora, uma cidadã. Este clima de violência deve ser efetivamente combatido e repudiado de todas as formas. Todas as agressões são péssimos exemplos e contribuem para geração de violência no país, estado e municípioâ€, disse.

A Smed deslocou em agosto uma servidora para acompanhar em tempo real o videomonitoramento das câmeras de segurança instaladas nas escolas. Também iniciou o serviço de portaria nas escolas, que completa um mês nesta quinta.

A Smed também tem realizado projetos de combate à violência, com medidas pedagógicas e de caráter estruturante: o programa Acesso Mais Seguro, da Cruz Vermelha, cuja metodologia prepara profissionais de serviços de saúde, educação e assistência social para identificar situações de risco de violência. Em parceria com o Tribunal de Justiça, a secretaria implementará os programas de Círculos de Paz, voltados à resolução de conflitos de forma não violenta, e de Justiça Restaurativa, método de promoção da pacificação social em que os envolvidos em um conflito chegam de forma autônoma a acordos, restaurando o dano. Vale ressaltar ainda o trabalho desenvolvido pela Guarda Municipal, como o Núcleo de Ações Preventivas (NAP), que tem ações e divulgações educativas, de forma lúdica, oficinas, palestras e vídeos sobre maneiras de combater e prevenir a violência nas escolas.

 

Gilmar Martins