Volta às aulas movimenta escolas de Ensino Fundamental em Porto Alegre

22/02/2023 14:36
Pedro Piegas / PMPA
Educação
Prefeito Sebastião Melo esteve na escola Porto Novo nesta quarta-feira

A quarta-feira, 22, marcou o reinício das aulas para 35,6 mil alunos matriculados em 56 escolas de Ensino Fundamental de Porto Alegre. O dia foi de reencontro para pais, professores, servidores e estudantes, com o objetivo de desenvolver ações de aprendizado em 2023.

Além das atividades curriculares previstas, outros projetos serão desenvolvidos ao longo do ano, buscando construir novas aprendizagens e repor conteúdos necessários à formação adequada dos estudantes de diversas idades, conforme informações da Secretaria Municipal de Educação (Smed).

No bairro Rubem Berta, a movimentação começou cedo na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Porto Novo, com 518 alunos matriculados e que funciona em tempo integral. O prefeito Sebastião Melo, acompanhado de dirigentes da Smed, entre eles a secretária de Educação, Sônia Rosa, compareceu ao local.

"O enorme desafio da nossa gestão começa pela educação. Temos que ter mais escolas técnicas, oferecer ensino integral, investir na formação profissional continuada dos professores e enfrentar a falta de vagas em creches. A escola é a extensão da família" - Prefeito Sebastião Melo.

“Acreditamos em um ano letivo de muitas expectativas, garantindo o direito das aprendizagens de todos os alunos da rede municipal de ensino”, complementou a secretária Sônia Rosa.

Um dos destaques é o Alfabetiza+POA, que promove a aprendizagem e a alfabetização na idade certa em turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, atendendo mais de 7 mil estudantes.

Já o RecomPOA é direcionado a estudantes do 3º ao 9º ano e prevê ações nas escolas para recompor habilidades perdidas por conta da suspensão das aulas durante a pandemia. Serão beneficiados 26,3 mil alunos.

Ação Educativa - Com o objetivo de garantir a segurança viária da comunidade escolar, o mascote Azulito, da Escola Pública de Mobilidade, da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), esteve também na Porto Novo. Os agentes de fiscalização de trânsito e transporte orientaram a circulação. Mais ações estão previstas nesta semana em outras escolas. Saiba mais aqui

Ensino Infantil – As aulas para 28,1 mil crianças matriculadas nas escolas de Ensino Infantil recomeçaram no dia 8 de fevereiro. No total, são 69,1 mil matrículas na rede municipal de ensino, incluindo cerca de 5 mil alunos do Ensino para Jovens Adultos (EJA).  

Cristiano Vieira

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes