Piscinas públicas de Porto Alegre abrem antes este ano
A temporada de verão nas piscinas públicas de Porto Alegre inicia antecipadamente este ano. Os cinco centros comunitários (veja abaixo) começarão os atendimentos ao público no dia 9 de dezembro de 2025, seguindo até 28 de fevereiro de 2026.
Normalmente, conforme o secretário municipal de Esporte e Lazer (Smel), Professor Tovi, a abertura ocorria após o dia 15 de dezembro. A antecipação possibilitá mais tempo de lazer para a comunidade.
A preparação dos centros envolve desde o tratamento da água, até a organização das carteirinhas, oficinas de saúde, aulas de hidroginástica e natação. Para a temporada, foram adquiridos cinco novos motores. "Como a utilização das piscinas é intensa, optamos por comprar mais motores para a melhoria do atendimento aos usuários e segurança no funcionamento das estruturas", destaca Tovi.
O secretário complementa que foram contratados vigilantes diurnos e noturnos, porteiros, profissionais de serviços gerais e guarda-vidas. A pureza e vistoria da água serão feitas pela empresa Ácquamania. São realizadas, ainda, orientações aos piscineiros sobre o tratamento em cada uma das unidades.
As piscinas estão localizadas em cinco centros comunitários, que oferecem atendimento gratuito à população:
- Centro Comunitário Primeiro de Maio (Ceprima): rua São Nicolau, esquina Camoati, bairro Passo d'Areia.
- Centro de Comunidade da Vila Floresta (Cecoflor): rua Irene Capone Santiago, 290, bairro Jardim Floresta.
- Centro da Comunidade Parque Madepinho (Cecopam): rua Arroio Grande, 50, bairro Cavalhada.
- Centro Esportivo da Vila Ingá (Cevi): rua Papa Pio XXII, 350, Vila Ingá.
- Centro de Comunidade da Vila Restinga (Cecores): rua Economista Nilo Wulff, s/n, bairro Restinga.
Durante o verão, são promovidas diversas atividades de esporte, lazer e saúde, como:
- Natação e hidroginástica, promovendo condicionamento físico e socialização;
- Banho livre, aberto à comunidade para momentos de lazer e diversão;
- Oficinas de cuidados com a saúde e regras de convivência na piscina, com foco em bem-estar, segurança e respeito coletivo;
- Agendamento para entidades e grupos comunitários, fortalecendo ações coletivas;
- Serviços de secretaria e confecção de carteirinhas, garantindo acesso e organização.
Funcionamento - Os centros funcionam de terça a sexta-feira, nos turnos da manhã e tarde, e aos finais de semana à tarde, sempre com acompanhamento de profissionais capacitados.
Confecção da carteirinha - Para participar, é necessário comparecer a uma das unidades com documento com foto, foto e comprovante de residência, confeccionar a carteira de acesso e participar da oficina de cuidados com a saúde e regras de convivência na piscina. Após isso, o participante já pode usufruir de todas as atividades oferecidas.
Bianca Dilly
