Recorde de provas marca o ano de corridas de rua em Porto Alegre
Com 91 provas e 128,4 mil participantes, 2025 foi o ano das corridas de rua na capital gaúcha. Em um comparativo, em 2023 foram 30 eventos esportivos da modalidade e 45 em 2024, conforme dados da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel).
Nove provas tiveram inscrições que ultrapassaram a marca das quatro mil pessoas. Os maiores números são da 40ª Maratona Internacional de Porto Alegre, com 25 mil atletas em 7 e 8 de junho, e a Maratona New Balance 42k, realizada em abril, com 15 mil competidores.
Os números inspiraram a criação da Lei 271/2025, aprovada em 18 de agosto, que oficializa Porto Alegre como a Capital da Corrida de Rua.Â
“A cada corrida, trabalhamos em conjunto com diversas secretarias. Isso, aliado à formação de Porto Alegre, que é plana, tem o clima favorável e a segurança, são ingredientes que prometem ampliar ainda mais o número de eventos de corrida em 2026â€, destaca o secretário de Esporte e Lazer, Professor Tovi.
Treinos - O crescimento na agenda da Smel também está alinhado ao aumento no número de treinões - atividades preparatórias das corridas. Ao todo, foram 68 neste ano.Â
Público - Conforme o coordenador de Eventos da Secretaria de Esporte e Lazer, Denis Andrade, o público total envolvido nas corridas, que inclui participantes, familiares, imprensa e profissionais que realizam as provas, está estimado em 145 mil pessoas em 2025.
Corridas - Para o próximo ano, o coordenador de Corridas da Smel, chefe de gabinete Tiago Leal Córdoba, explica que o calendário das corridas já se inicia com 76 eventos planejados. "Devemos lembrar que, ao longo do ano, surgem novos pedidos. Portanto, a previsão é de ultrapassarmos os números de 2025", frisa Tiago.
Â
Gilmar Martins
