19ª edição dos Jogos Municipais da Terceira Idade reúne 450 atletas

01/10/2022 15:10
Alex Rocha/PMPA
ESPORTE LAZER E JUVENTUDE
Houve disputas em modalidades esportivas adaptadas para os idosos

Este sábado,  1º, foi dia para celebrar a vida, a força de vontade, a garra e determinação dos atletas idosos,, que participaram dos Jogos Municipais da Terceira Idade, no Centro Desportivo da PUCRS. A 19ª edição contou com 32 equipes, de várias cidades do Estado, com 450 atletas de idade acima de 60 anos, competindo nas modalidades de câmbio (vôlei adaptado para terceira idade), basquete reloginho e jogos de tabuleiro.

“É uma alegria estarmos aqui, ainda mais depois de termos que suspender a realização dos Jogos durante a pandemia e adiar o sonho de vários atletas. Hoje, com todos vocês, presencialmente, presenciamos uma demonstração de vontade de viver e vencer”, ressaltou a secretária municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), Débora Garcia.

Esportes adaptados - Os jogos caracterizam-se por esportes adaptados para idosos. O câmbio, por exemplo, é um jogo de vôlei adaptado, com equipes mistas, compostas por nove jogadores. O objetivo de cada equipe é não deixar a bola cair dentro de sua quadra e tentar jogá-la para o outro lado por cima da rede. Se a bola atingir o chão adversário, a equipe pontua.

Atividades para idosos - A prefeitura, através da SMELJ, promove uma série de ações e atividades esportivas durante todo o ano, nas 18 unidades distribuídas em vários bairros da Capital, voltadas para a melhoria do bem-estar da pessoa idosa. Entre elas, diversas modalidades de ginástica, musculação, jogos, ioga, danças, entre outros, fundamentais na integração social, manutenção da saúde e da qualidade de vida.

Presenças - Realizados no Dia Internacional da Terceira Idade e Nacional do Idoso, os jogos tiveram a presença do professor Solimar dos Santos Amaro, Relações Institucionais da PUCRS; do diretor do Instituto de Geriatria e Gerontologia (IGG) , Douglas Kazutoshi Sato; da presidente do Conselho Municipal do Idoso (Comui), Neli Miotto, do representante da SMELJ no Comui, e organizador do evento, José Carlos Giacomoni. A Banda Municipal de Porto Alegre esteve entre as atrações do evento. 

 

Mauro Moraes

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes