Artigo: Esporte é prioridade na Capital

18/11/2022 18:25

Um dia antes de come√ßar a Copa do Mundo, quando aten√ß√£o do planeta estiver voltada para o Catar, a prefeitura de Porto Alegre realizar√°, ap√≥s 19 anos, a Confer√™ncia Municipal de Esporte e Lazer. A iniciativa resulta de in√ļmeros olhares da comunidade que, durante tr√™s meses, reuniu-se em 10 pr√©-conven√ß√Ķes, abrangendo 10 regi√Ķes, e apresentou demandas, sugest√Ķes e propostas.
O prop√≥sito da confer√™ncia √© a elabora√ß√£o coletiva de um documento final para a Pol√≠tica P√ļblica de Esporte e Lazer de Porto Alegre, com encaminhamentos para a constru√ß√£o do Projeto de Lei do Plano Municipal de Esporte e Lazer pelos pr√≥ximos 10 anos.

Ao envolver todas as regi√Ķes nas pr√©-conven√ß√Ķes, a prefeitura retomou o processo de ouvir a comunidade sobre as quest√Ķes estrat√©gicas relacionadas ao desenvolvimento do esporte e lazer e debater os meios, a√ß√Ķes e caminhos que devem ser tomados para a realiza√ß√£o deste projeto.

Coletamos 445 propostas, como as relativas √† cria√ß√£o de um Programa de Forma√ß√£o de Crian√ßas e Jovens na modalidade de atletismo em parceria universidades, clubes e organiza√ß√Ķes sociais; retomada do Projeto Ver√£o da Gurizada; incentivo a crian√ßas carentes com de aulas gratuitas de skate, roller, futebol, gin√°stica; implanta√ß√£o de mais espa√ßos e atividades voltadas para os idosos; e dotar as unidades esportivas com equipamentos adaptados para pessoas com necessidades especiais, entre outras.
Porto Alegre, h√° tempos, vem se tornando refer√™ncia no Pa√≠s em diversas atividades esportivas. O Trecho 3 da Orla do Gua√≠ba √© palco, seguidamente, para eventos nacionais e internacionais. Esta experi√™ncia positiva de √°rea de lazer democr√°tica, integrada, em que todos t√™m acesso gratuito aos diferentes espa√ßos de pr√°ticas esportivas, √© que a prefeitura pretende oferecer, nas devidas propor√ß√Ķes, √†s regi√Ķes mais perif√©ricas da cidade.¬†

O retorno positivo das dezenas de pessoas que participaram e se dispuseram a colaborar para que este documento se transforme em realidade n√£o deixa d√ļvida de que esta ser√° a nossa Copa do Mundo dos esportes e lazer, um marco que pretende colocar Porto Alegre no topo do ranking esportivo entre as capitais do Brasil.

Débora Garcia - secretária municipal de Esporte, Lazer e Juventude

Artigo publicado na edição de 17 de novembro do Jornal do Comércio