Meninas de projetos sociais de Porto Alegre participam de Baile de Debutantes Solidário
O Baile de Debutantes Solidário ocorreu na noite desta segunda-feira, 9. Participaram 17 meninas de projetos sociais de Porto Alegre, do bairro Bom Jesus e da Fundação Pão dos Pobres, localizada no bairro Cidade Baixa. Esta foi a primeira edição realizada na Associação Leopoldina Juvenil.
“Foi uma noite especial que vai ficar pra sempre na memória de cada uma delas, o brilho no olhar de cada uma descreve o que foi o evento, ficamos todos muito felizes”, comemora a secretária municipal de Esporte, Lazer e Juventude Débora Garcia.
O preparo iniciou durante a tarde com a produção das meninas em um estúdio de beleza na Zona Norte. Logo após, as meninas se encaminharam para a Associação Leopoldina Juvenil, clube localizado no bairro Moinhos de Vento, quando começaram a vestir os vestidos e se preparar para o baile. Durante este momento, receberam as madrinhas que foram as debutantes do próprio clube no último sábado, 7.
No evento, cada garota foi chamada individualmente para o salão, onde foram recebidas por um cadete do Colégio Militar de Porto Alegre para um breve desfile. Em seguida, houve a valsa com os pares, os responsáveis e as madrinhas. A celebração foi completada com um parabéns às debutantes, janta e dança acompanhada de música.
A Prefeitura de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal de Lazer, Esporte e Juventude (Smelj), apoiou o evento. Foram parceiros da secretaria neste baile o Movimento de Mulheres Marlene M. Carneiro, Sindicato da Indústria de Beneficiamento de Pedras do RS (Sindipedras) e Renan Kunha.
250 anos - Ano passado, a prefeitura promoveu, no Parque Farroupilha (Redenção), o Baile de Debutantes dos 250 anos da Capital. Um evento que ficou marcado na história de 250 gurias, que viram seu sonho de debutar se tornar realidade. Desde 2021, a prefeitura mobilizou, por meio das secretarias de Esporte, Lazer e Juventude e dos 250 anos, parceiros e entidades para arrecadar doações de vestidos, acessórios, sapatos, entre outros, para fazer do Baile de Debutantes um momento especial para as gurias, todas de famílias de baixa renda.
Gilmar Martins