Prefeitura divulga empresa que fará primeira etapa de revitalização do Ginásio Tesourinha

28/12/2022 15:15

A primeira etapa da reforma do Ginásio Municipal Osmar Fortes Barcellos, conhecido como Tesourinha, já pode iniciar em 2023. A empresa Plano M. Construtora Ltda saiu vencedora da Tomada de Preços 035/2022, conduzida pela Diretoria de Licitações e Contratos da Secretaria de Administração e Patrimônio (Smap). O resultado foi divulgado nesta quarta-feira, 28, no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa).

O investimento será de R$ 1.962.366,42, valor resultante de emenda parlamentar e de contrapartida da prefeitura. Na primeira fase, a reforma irá focar na metade do elo inferior do ginásio, com troca de aberturas, parte elétrica (com uma subestação de energia) e hidráulica (banheiros), além de reestruturar o vestiário e a parte administrativa.

Segundo o secretário de Administração e Patrimônio, André Barbosa, a conclusão da licitação deve ser comemorada por ser um passo importante no andamento do projeto, que é um dos prioritários da atual gestão. “O Tesourinha é um imóvel próprio do município e sua revitalização é mais um componente da visão do governo de valorização do seu patrimônio. Com a finalização do processo licitatório, a empresa vencedora poderá assinar o contrato e iniciar as obras”,  destacou.

“O Tesourinha, que completou 31 anos de existência em outubro, é um dos principais locais de eventos em Porto Alegre. Ao longo desses anos, ficou conhecido por receber grandes atrações artísticas, esportivas e várias outras atividades envolvendo a comunidade da capital. Também ajudou a acolher moradores de rua em diversos períodos de inverno rigoroso. Esta reforma é importante para a manutenção deste templo esportivo”, ressaltou a secretária de Esporte, Lazer e Juventude, Débora Garcia.

Do mesmo modo, o secretário de Obras e Infraestrutura, André Flores, disse que “ampliar e qualificar o uso de um espaço importante e histórico para o esporte da nossa cidade é essencial”.

Obras - Uma segunda etapa de obras está prevista para 2023, para reformar a outra metade do elo inferior e superior, com a troca de telhados, cabines de televisão e rádio, iluminação interna de LED, além de contar com novos pontos de acessibilidade (elevador, rampas) em diversos locais do ginásio. A parte externa também passará por mudanças, principalmente na pracinha e na iluminação. O valor estimado para a reforma completa do Tesourinha é de R$ 10 milhões.

Mauro Moraes

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes