Setembro Amarelo: Seminário debate atenção à saúde mental da infância e juventude
Estão abertas até a próxima quarta-feira, 29, as inscrições para o Seminário de Atenção à Saúde Mental da Infância e Juventude. O evento on-line promovido pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, será realizado na quinta-feira, 30, das 9h às 17h, pelo Google Meet, com entrega de certificado aos participantes. O link de acesso será enviado aos inscritos no dia do Seminário.
A inscrição é gratuita e deve ser realizada aqui. O evento faz parte da programação do Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção e conscientização contra o suicÃdio, e terá temas para reflexão sobre a importância da valorização da vida.
Voltado a profissionais de diferentes áreas e segmentos que atuam com crianças, adolescentes e jovens, além de qualquer pessoa interessada, o encontro terá a participação de instituições como o Conselho Regional de Psicologia, Unisinos, PUCRS, Faculdade Monteiro Lobato, Fadergs, Faculdade Dom Bosco, Associação Educadora São Carlos e o Centro de Valorização da Vida (CVV).
Programação:
9h: Abertura
9h30: Setembro amarelo, automutilação e saúde mental no universo da infância e na adolescência (vereadora e psicóloga Tanise Sabino)
10h: A Preparação Mental de atletas de rendimento (Márcio Geller Marques - PUCRS)
10h30: Como posso ajudar a prevenir o suicÃdio? (Vera Borges - CVV)
11h: Psicologia na violação de direitos da infância e adolescência (Fabiana Guiger - Fadergs)
14h: Saúde Mental dos jovens em perÃodo de pandemia (Ana Menini - Unisinos)
14h30: Adolescente: O itinerário do cuidado (Danara Dall Agnol - Instituição Associação Educadora São Carlos.)
15h: Como o CVV atua na prevenção ao suicÃdio (Liziane Eberle - CVV)
15h30: Atendimentos remotos com adolescentes: relato de algumas vivências do Paas (Michele Scheffel Schneider - Unisinos)
16h: O adolescente e a transitoriedade (Simone Engbrecht - Dom Bosco)
16h30: Drogas e adolescência: vamos falar sobre este tema (Adriana Zanini - Monteiro Lobato)
Andrea Brasil