Tem inÃcio etapa de qualificação do Brasil Juniors Cup
Começa, neste sábado, 20, o qualifying (etapa de qualificação) do Brasil Juniors Cup, torneio infantojuvenil que reúne alguns dos melhores tenistas mundiais das suas respectivas categorias, oriundos de 24 paÃses. São cerca de 500 participantes. Os jogos estão sendo realizados nas quadras da Sogipa e da Associação Leopoldina Juvenil. Os campeões do pré-quali se classificaram diretamente para as chaves principais do torneio, que começam na próxima segunda-feira e vão até domingo, dia 28 quando se encerra o torneio.
O Brasil Juniors Cup tem grau de pontuação J1, um dos maiores nÃveis dentro do circuito juvenil mundial, e por isso atrai os principais tenistas do mundo. As categorias 18 anos e Tennis Kids serão disputadas na ALJ, enquanto as categorias 12, 14 e 16 anos serão na Sogipa. Além da divisão em duas sedes, as chaves tiveram o número de atletas limitados.Â
O torneio segue os protocolos determinados pelas autoridades municipais e estaduais do Rio Grande do Sul, conforme as orientações do Modelo de Distanciamento Controlado em uso no Estado em relação ao controle do Covid-19. Além de cumprir as determinações da Federação Internacional de Tênis para a prática do esporte, é adotada uma série de medidas restritivas, como acesso controlado aos locais de jogo, aferição de temperatura, realização de partidas sem presença de público externo, limitação do número de pessoas presentes nos clubes, disponibilização de álcool em gel, sanitização constante das áreas de uso comum, entre outras.
O evento é uma promoção da Confederação Brasileira de Tênis e Federação Gaúcha de Tênis, com o apoio da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e a participação dos clubes Sogipa e Associado Leopoldina Juvenil.
Nesta sexta-feira, 19, o Governo do Estado classificou a Capital gaúcha como Bandeira Preta, no esquema de Distanciamento Controlado, o que significa alerta máximo de risco. As restrições impostas pela classificação entram em vigor na próxima terça-feira, 23. A prefeitura vai solicitar ao Estado excepcionalidade para realização deste evento, que não tem a presença de público.
Elisandra Borba