Mostra reúne iniciativas da Capital no Programa Saúde na Escola
A 2ª Mostra Municipal do Programa Saúde na Escola começou nesta terça-feira, 12, na Usina do Gasômetro, Centro Histórico de Porto Alegre. O evento promove um espaço de troca e educação permanente entre trabalhadores das redes municipal e estadual de saúde e educação. (fotos)
A programação começou às 8h30 e vai até 17h30, reunindo experiências e relatos de profissionais acerca das atividades desenvolvidas em temáticas nos eixos de ação do programa (veja ao final da matéria). Os mesmos temas serão apresentados quarta-feira, 13. A organização é da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com as secretarias municipal e estadual de Educação.
O primeiro tema em debate foi saúde sexual e reprodutiva na escola, com a participação da fisioterapeuta pélvica Fernanda Mariana Scherer. A exposição do assunto é seguida de apresentações de experiências desenvolvidas nas instituições de ensino sobre o tema. Nesse caso, o momento ficou por conta do Coletivo Luísa Marques, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint Hilaire. Com música e criatividade, oito meninas contaram uma história na qual a personagem tinha a primeira menstruação e como a mãe explicou a situação para a adolescente e a irmã menor.
“É muito importante mostrarmos essa integração entre unidades de saúde e escolas, o que se reflete nos 68 trabalhos inscritos, todos eles com muito conteúdo, ciência, cuidado, amor e afeto”, destacou o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, na abertura do evento. Também participou o secretário municipal de Educação, Leonardo Pascoal, saudando as escolas que levaram apresentações culturais. “O PSE é uma dos exemplos mais exitosos de políticas públicas intersetoriais, que envolvem secretarias e diversos órgãos a nível municipal, estadual e federal. Essa união de esforços, alinhamento e trabalho coletivo são os ingredientes necessários para que tenhamos sucesso em qualquer iniciativa”, afirmou Pascoal.
A mesa de abertura contou ainda com a participação da assessora técnica da Coordenação-geral de Equidade e Determinantes Sociais em Saúde do Ministério da Saúde, Letícia Toledo do Amaral, da coordenadora-adjunta da Primeira Coordenadoria Regional de Educação do Estado, Rosângela Pereira Macedo, e da coordenadora-adjunta de Políticas Públicas da Secretaria Municipal de Saúde, Annelise Barreto Krause.
Prevenção da obesidade, saúde mental e cultura da paz são outras ações em destaque nas apresentações. Estão expostos 68 trabalhos, com a participação esperada de cerca de 450 profissionais. Também haverá oficinas temáticas e apresentações culturais de dança e música com alunos das escolas Estadual de Ensino Médio Oscar Pereira, de Ensino Fundamental Victor Issler e do Centro Municipal de Educação dos Trabalhadores Paulo Freire.
Ao todo, 55 escolas públicas da cidade estão pactuadas para desenvolver ações do PSE, sendo que foram realizadas 2.494 ações em 2024.
O PSE contempla 14 eixos de ação:
- Saúde ambiental (inclui combate ao mosquito Aedes aegypti);
- Promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas;
- Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas;
- Promoção da Cultura de Paz, cidadania e direitos humanos;
- Prevenção das violências e dos acidentes;
- Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação;
- Promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor;
- Verificação da situação vacinal;
- Promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil;
- Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração;
- Direito sexual e reprodutivo e prevenção de ISTs/HIV;
- Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração (programa Porto Olhar Alegre);
- Prevenção Covid-19;
- Promoção de saúde mental.
Confira a programação.
Gilmar Martins