Aprovada criação de portal que agiliza atendimento e comunicação com contribuintes
Foi aprovado nesta quarta-feira, 30, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o Projeto de Lei Complementar que institui o DomicÃlio Tributário Eletrônico (DTE-POA), uma ferramenta de governo digital que moderniza a comunicação entre a administração tributária e o contribuinte.
"A implementação do DTE-POA marca um avanço essencial na modernização da nossa comunicação com os contribuintes, oferecendo mais agilidade, segurança e transparência em todas as interações", destaca a superintendente da Receita Municipal, Sandra Quadrado.
O DTE é um portal eletrônico, disponibilizado pela Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), com o objetivo de centralizar e desburocratizar a comunicação com os contribuintes, permitindo que atos administrativos, notificações, intimações e avisos sejam enviados de forma digital e segura.
Por meio do sistema, os contribuintes poderão consultar pagamentos, situação cadastral, autos de infração, enviar documentos e petições, entre outros serviços oferecidos pela SMF. Todas as comunicações seguirão regulamentos especÃficos para preservar sigilo e autenticidade, garantindo praticidade e segurança, além de eliminar a necessidade de publicações no Diário Oficial e envios postais. A ferramenta também promove a sustentabilidade e economia de recursos, sem a impressão de documentos e deslocamentos fÃsicos, uma vez que a comunicação será totalmente eletrônica.
A utilização será obrigatória para contribuintes do ISSQN e pessoas jurÃdicas do IPTU/TCL, além de contribuintes do ITBI que incorporarem bens ao patrimônio empresarial. Outros contribuintes poderão optar pela adesão ao sistema.
Lissandra Mendonça