Fazenda já realizou cerca de 250 mil atendimentos este ano
A Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) alcançou a marca de 250 mil atendimentos realizados através dos seus diversos canais, on-line e presencial, disponÃveis para facilitar o acesso dos contribuintes aos seus serviços. Neste primeiro semestre, todas as demandas de competência da Receita Municipal (RM), como solicitações de revisão cadastral, impugnações, reclamações tributárias, solicitações de guias de ITBI, certidões, entre outros, foram atendidas pelo Portal de Serviços, o canal mais procurado, representando 41% das solicitações.
No Callcenter (fone 156, opção 4), foram registrados 31% dos atendimentos, principalmente a empreendedores em busca de informações sobre cadastro e emissão de notas fiscais, bem como referentes a orientações gerais sobre o calendário fiscal do municÃpio, obtenção de guias e esclarecimento de dúvidas sobre os serviços disponÃveis no site da secretaria.
O canal por WhatsApp, (51) 3289.1540, corresponde a 12% das demandas, tendo incorporado, aos poucos, outros atendimentos além do fornecimento de guias e realização de parcelamentos, especialmente os relacionados à nota fiscal de serviços e consultas cadastrais.
No atendimento presencial, na sede da Fazenda, localizada na Travessa Mario Cinco Paus, foram cerca de 42 mil atendimentos (16% do total) voltados aos contribuintes que não têm acesso aos demais canais e que buscam, geralmente, guias para pagamento.
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Canais de Atendimentos
Site: prefeitura.poa.br/smf
Portal de Serviços: atendimentofazenda.portoalegre.rs.gov.br
Telefones: 156, opção 4 ou (51) 3289-0156, opção 4, das 9h à s 16hÂ
Manual de orientações: manualfazenda.portoalegre.rs.gov.br
WhatsApp: (51) 3289.1540 ou pagamentofazenda.portoalegre.rs.gov.br
Parcele Online: parcelamentofazenda.portoalegre.rs.gov.br
Lissandra Mendonça