Fazenda municipal e estadual discutem soluções inovadoras para as finanças
Com o objetivo de melhorar a eficiência, transparência e acompanhamento das receitas e despesas públicas, as secretarias da Fazenda municipal e estadual se reuniram nesta segunda-feira, 7, para troca de experiências e iniciativas praticadas pelas áreas de Tesouro de ambas esferas.
“Esta aproximação vai ao encontro das iniciativas que desenvolvemos na Fazenda, de cada vez mais inovar nos processos de trabalho, buscando ideias, iniciativas e estratégias no âmbito da administração e gestão fazendária. Assim como Porto Alegre é referência para outros municípios, o Estado é para a Capital”, disse o secretário municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel.
Dentre os assuntos, foram apresentados modelos que vão auxiliar em possíveis futuras reestruturações do Tesouro Municipal, referente ao projeto financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento para tornar ainda mais eficiente a qualidade dos gastos públicos. Os participantes ainda discutiram os fluxos de cada unidade atual existente e os processos e sistemas utilizados com objetivo de melhorar o ambiente de trabalho, possibilitando a troca de conhecimentos entre estes dois entes, para administrar de uma forma responsável e eficaz as receitas e despesas públicas e garantir o equilíbrio das contas e o cumprimento das obrigações do governo local.
Lissandra Mendonça