Fazenda participa de workshop do BID sobre financiamento e apoio à reforma tributária
A secretária municipal da Fazenda, Ana Pellini, e o auditor-fiscal da Receita Municipal, Christian Fouchard Justin, participaram, nos dias 4 e 5 de fevereiro, de um workshop promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Brasília. O evento reuniu secretários de Fazenda de municípios e estados e teve como foco a apresentação do Profisco 3, programa de apoio à modernização da gestão fiscal.
A participação teve como objetivo aprofundar o conhecimento sobre as diretrizes do Profisco 3, conhecer as linhas de apoio previstas e avaliar a elegibilidade de Porto Alegre tanto para a contratação de financiamento quanto para a obtenção de consultoria técnica junto ao BID. As iniciativas estão voltadas, especialmente, ao apoio a investimentos necessários para a adaptação dos entes subnacionais à reforma tributária.
Durante a agenda em Brasília, a equipe da Fazenda também acompanhou o prefeito Sebastião Melo em reunião com a representante do BID no Brasil, Anette Kilmer. O encontro tratou de temas de interesse dos municípios no contexto da reforma tributária, com destaque para os desafios de implementação e para o papel do banco no apoio técnico e institucional aos governos locais.
“A reforma tributária traz mudanças estruturais importantes para os municípios, exigindo planejamento, qualificação técnica e investimentos em sistemas e processos. O diálogo com o BID é estratégico para que Porto Alegre possa se preparar de forma responsável, buscando apoio técnico e financeiro que contribua para uma transição segura e eficiente”, destaca a secretária municipal da Fazenda, Ana Pellini.
O Profisco 3 é uma iniciativa do Banco Interamericano de Desenvolvimento voltada ao fortalecimento da gestão fiscal, da administração tributária e financeira e da governança pública, com foco na melhoria da capacidade institucional dos entes federativos.
Lissandra Mendonça