IPTU Digital é apresentado como alternativa eficiente a municípios do Brasil

04/05/2023 09:53
Adriana Oliveira / ABDF / PMPA
Fazenda
Secretário-adjunto da Fazenda, Jonas Machado

O projeto do IPTU Digital foi apresentado nesta quarta-feira, 3, em evento nacional, que reuniu as melhores práticas de todo o país referentes à recuperação de arrecadação e receitas alternativas para os municípios. O case de Porto Alegre foi apresentado pelo secretário-adjunto da Fazenda, Jonas Machado, durante o IV Seminário $ifra, desenvolvido pela Associação Brasileira de Direito Financeiro (ABDF) no Rio de Janeiro.

“Demonstramos neste evento a economia e receita gerados pela digitalização de nossos serviços, como o IPTU. A adoção de automação e sistemas inteligentes desburocratizam nossos serviços e, no final, os recursos podem ser destinados para as áreas que mais precisam, como saúde, educação e infraestrutura”, destaca o secretário.

Dentre os dados apresentados, está a adesão dos contribuintes. Das guias pagas com desconto máximo, 97% delas foram obtidas por meios digitais. A estimativa de economia com impressão e envio de cartas é de R$ 7 milhões, que equivalem a 520 vagas em creche por ano; 4 mil cestas básicas por mês durante um ano; ou dois meses inteiros de coleta domiciliar de lixo.

Machado apresentou ainda as expectativas para 2024, quando a Secretaria Municipal da Fazenda deve aprimorar os meios de cobrança, como a implementação de pagamento via PIX, totens de autoatendimento e desenvolvimento de sistemas ainda mais eficientes. 

Elisandra Borba

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes