Loja da Fazenda completa 20 anos com mais de 8 milhões de atendimentos

19/08/2023 08:48
Pedro Piegas / PMPA
Executivo
Servidores foram homenageados pela data

A Loja de Atendimento da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) completa neste sábado, 19, duas décadas da fundação. Desde então, foram realizados 8,4 milhões de atendimentos com índices de satisfação dos usuários sempre acima dos 90%. Para homenagear os cerca de 70 servidores e estagiários, uma cerimônia foi realizada na sexta-feira, 18.

Durante a cerimônia, o prefeito Sebastião Melo destacou o projeto do IPTU Digital, que gerou uma economia de R$ 7 milhões aos cofres públicos, possibilitando que este dinheiro fosse investido em serviços para a população. “A prefeitura tem que entregar para todos, mas sobretudo para quem mais precisa e é em nome deles que eu venho aqui hoje dar este abraço em vocês, que fazem parte desta entrega para milhares de porto-alegrenses que dependem diretamente da prefeitura", disse Melo.

O secretário municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel, destacou a qualidade do atendimento prestado pelos servidores. “É incrível como um serviço que poderia ser considerado antipático, pois é responsável por arrecadar tributos, tem uma nota tão alta de satisfação dos usuários (92%). Significa que o atendimento prestado é de fato diferenciado. Parabéns a todos”, ressaltou.

Ao longo dos tempos o atendimento se reinventou e atualmente está dividido entre presencial e on-line, mas mantendo a característica do atendimento humano, conforme lembra o superintendente-adjunto da Receita Municipal, Teddy Biassusi. “Do total de serviços realizados, 4,9 milhões foram presenciais e 3,5 milhões remotos. É como se cada cidadão da cidade fosse atendido ao menos seis vezes. Durante a pandemia, a loja não ficou um dia sequer sem atender aos contribuintes”, lembra. 

Diariamente a loja realiza cerca de 1,8 mil atendimentos, entre presencial e on-line. Destes, 39% são através do Portal de Serviços, 29% por telefone, 23% presencial e 11% pelo WhatsApp. Atualmente poucos destes serviços necessitam da demanda de papel, como lembra o coordenador Adriano Boff Matias. “Esta não é só uma loja de atendimento, mas uma loja de inovação, de entrega e de comprometimento”, conclui.

Os servidores que trabalhavam na loja no período de fundação foram homenageados com um pin. Também foram entregues placas comemorativas à data. A comemoração contou com o patrocínio de Servicoop e Saúde Pas Medicina e Odonto.

Elisandra Borba

Andrea Brasil