Mais de 47% dos contribuintes aproveitaram o desconto de 8% no IPTU 2022

06/01/2022 11:20

A antecipação do pagamento em cota única do IPTU 2022 em Porto Alegre, que garantia desconto de 8%, até o dia 4 de janeiro, foi aproveitada por 331,9 mil contribuintes. Conforme a Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), a adesão representa 47,30% do total das guias emitidas. De acordo com o titular da pasta, Rodrigo Fantinel, "A arrecadação teve um leve crescimento em relação ao ano anterior e tem se mantido dentro da meta da Secretaria", disse.

O valor arrecadado foi de R$ 529,8 milhões. Em relação ao ano passado, o valor foi de R$ 520,6 milhões. Os contribuintes podem fazer o pagamento da guia em cota única, sem desconto, até 8 de março. Também é possível pagar de forma parcelada, em até 10 vezes.

As primeiras guias serão enviadas pelos correios e também estarão disponíveis no site prefeitura.poa.br/iptu. Quem aderir ao pagamento parcelado deverá emitir as próximas parcelas pelo site. No site também é possiível ver como foi calculado o imposto e tirar dúvidas no item: "Saiba mais", onde há uma lista de perguntas e respostas sobre o assunto. 

Do total arrecadado, pelo menos 25% são destinados à educação e 15% aplicados em saúde. Os outros 60% serão utilizados em serviços prestados à população. 

Serviço - Para regularizar dívidas de exercícios anteriores o contribuinte pode contatar a Receita Municipal por meio deste link: pagamentofazenda.portoalegre.rs.gov.br. A SMF tem atendimento presencial, com restrições devido às medidas contra a covid-19 e, também, pelo 156 (opção 4 para falar sobre o tributo). A pasta orienta, no entanto, que os usuários busquem tirar suas dúvidas por meio do site antes de recorrer ao atendimento presencial.

 

Adriana Ferrás

Lucas Barroso