Melhor ambiente de negócios da Capital reflete nos resultados do ISSQN

10/03/2024 14:25

O município de Porto Alegre conta com mais de 60 atividades que possuem redução de alíquota do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). O incentivo fiscal tem refletido no ambiente de negócios na cidade e já se reverte em melhor arrecadação do tributo oriundo do setor de serviços. Em janeiro, o crescimento real do ISSQN ficou em 7,7%, superando pela primeira vez a marca de R$ 160 milhões. 

“Este dado não apenas reflete a eficácia das políticas públicas implementadas, mas também evidencia a importância de uma parceria colaborativa entre o setor público e o empresariado para impulsionar o crescimento econômico sustentável de Porto Alegre”, frisa o secretário da Fazenda, Rodrigo Fantinel. 

Além da redução da alíquota, que permite mais investimentos e manutenção de empresas na cidade, a capital gaúcha também investe em ações de autorregularização. Segundo a Receita Municipal, no ano passado 578 empresas foram submetidas ao procedimento de fiscalização orientadora. Cada regularização durante este processo contribuiu para o incremento do fluxo mensal de recolhimentos do imposto. A abordagem da Receita está focada em regularizar, sem autuar. 

 

Elisandra Borba

Fabiana Kloeckner