Porto Alegre recebe nota A do Tesouro Nacional
Com o equilíbrio nas contas públicas, situação que vem permitindo ao governo municipal manter em dia o pagamento de servidores, de fornecedores e a prestação de serviços em todas as áreas, a prefeitura de Porto Alegre obteve a nota A na avaliação da Capacidade de Pagamento (Capag) do Tesouro Nacional.
O índice demonstra a classificação de risco de entes federativos e viabiliza a contratação de empréstimos internacionais para investimentos na cidade.
Conforme o secretário da Fazenda, Rodrigo Fantinel, "conseguimos a Nota A nos três indicadores: endividamento, poupança corrente e liquidez, melhora as nossas condições para obtenção de financiamentos e possibilita trazermos mais recursos para investimentos na cidade”, disse Fantinel, ao sinalizar que já estão em andamento captações com entidades nacionais e internacionais.
Na regra do Tesouro Nacional, apenas municípios com notas A ou B podem contrair financiamentos com garantia da União.
Indicadores
Nos números apurados pelo Tesouro, a dívida consolidada de Porto Alegre equivale a 25,45% da receita corrente líquida. A despesa corrente está em 87,30% da receita. E as obrigações financeiras da prefeitura representam 12,32% da disponibilidade do caixa.
Cristiano Vieira