Prazo para aderir ao pagamento do IPTU parcelado termina nesta segunda

08/03/2021 12:36

Termina nesta segunda-feira, 8, o prazo para adesão ao pagamento parcelado do IPTU de 2021, sem multas e juros. Até o momento, 31.356 guias já foram pagas e a Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) estima que a maioria das adesões sejam feitas ainda nesta segunda.  O documento de arrecadação pode ser acessado no site da prefeitura, mediante informação da inscrição do imóvel, ou solicitado pelo telefone 156, selecionando a opção 4, e também foram enviados pelo correio.    

O superintendente da Receita Municipal, Christian Justin, diz que 75% das pessoas deixam para quitar a guia somente no último dia. "Observar o prazo do dia 8 é fundamental para que não sejam inscritos em dívida ativa", sinaliza.
                                                                                                                                                                                               
Guias - Após a adesão, as guias são enviadas mensalmente para o endereço cadastrado ou para o endereço de correspondência informado. Para aderir ao parcelamento, a primeira parcela deve ser paga nesta segunda. Se a primeira parcela do parcelamento não for paga nesta data, todo o lançamento é inscrito em dívida ativa automaticamente, incidindo multa e juros.
 
As parcelas vencem sempre no dia 8 de cada mês. Quando não houver expediente bancário nesse dia, o vencimento será adiado para o próximo dia útil. Para facilitar o pagamento em dia, a Secretaria da Fazenda indica o débito em conta. Este ano, também foi disponibilizado ao contribuinte pagar com o cartão de crédito.
 
Rede bancária - O pagamento deve ser feito na rede bancária conveniada com a prefeitura (Caixa Econômica Federal, Banrisul, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander, Sicredi e Banco Original) e lotéricas.
 
Informações - Poderão ser obtidas preferencialmente no site ou pelo Portal de Serviços da SMF.

 

Adriana Ferrás

Elisandra Borba