Primeira parcela do IPTU 2023 vence nesta quarta-feira

08/03/2023 08:44
Vinny Vanoni / PMPA
Fazenda
Guias do parcelamento estão disponíveis nos canais digitais

Na quarta-feira, 8,¬†vence a primeira parcela do IPTU 2023. A exemplo da guia de cota √ļnica, o parcelamento tamb√©m √© digital e os contribuintes devem acessar e imprimir seus documentos nos canais digitais da Fazenda.

‚ÄúQueremos lembrar o cidad√£o que esta data √© muito importante. As guias que n√£o forem pagas at√© o dia 8 j√° perdem o benef√≠cio do parcelamento sem juros, al√©m de todas as outras consequ√™ncias, como juros e cadastro de inadimpl√™ncia‚ÄĚ, explica o secret√°rio Rodrigo Fantinel.

Quem n√£o quitou o IPTU em cota¬†√ļnica teve automaticamente o imposto parcelado em at√© dez vezes. O crit√©rio do n√ļmero de parcelas est√° relacionado ao m√≠nimo exigido, n√£o sendo poss√≠vel escolher a quantidade de meses em que o valor ser√° dividido. Os documentos vencem sempre no oitavo dia de cada m√™s, ou no primeiro dia √ļtil ap√≥s esta data, em caso de fim de semana.¬†

Emissão de guias - As guias para pagamento estão disponíveis 24 horas por dia, nos sete dias semana, através do Whatsapp (51) 3433-0156, opção 4; no site IPTU 2023; e no aplicativo 156+POA, disponível gratuitamente nos sistemas operacionais Android e IOS. Quem cadastrou o e-mail no site do IPTU Digital acessou os documentos e quem desejar ainda pode se cadastrar para receber mensalmente cada boleto.

Tamb√©m √© poss√≠vel procurar o atendimento presencial na Loja da Fazenda (Travessa M√°rio Cinco Paus, S/N¬ļ), das 9h √†s 16h ou no Tudo F√°cil Zona Norte, de segunda a sexta, das 10h √†s 20h, e no s√°bado das 10h √†s 14h (terceiro andar do Bourbon Shopping Wallig - avenida Assis Brasil, 2611

D√©bito autom√°tico - Para facilitar o pagamento, a Fazenda oferece o d√©bito autom√°tico na rede credenciada. Quem j√° utilizou o sistema em anos anteriores e n√£o cancelou a cobran√ßa (ou quem autorizou o d√©bito at√© fevereiro deste ano), n√£o precisa realizar o cadastro novamente, mas √© importante acompanhar a programa√ß√£o de d√©bitos do banco para se certificar de que a parcela ser√° de fato debitada. Para quem quiser inserir a cobran√ßa autom√°tica a partir de abril, basta acessar o site do IPTU, clicar no link correspondente ao cadastro banc√°rio. Com o n√ļmero da inscri√ß√£o do im√≥vel ser√° poss√≠vel acessar o documento que cont√©m a autoriza√ß√£o do d√©bito. Este documento pode ser levado fisicamente ao banco ou o c√≥digo gerado inserido no aplicativo da conta, conforme a instru√ß√£o de cada institui√ß√£o banc√°ria (confira aqui).

Pagamento em atraso - Quem perder a data terá acréscimo de juros e multas, além da inscrição em dívida ativa e apontamento como inadimplente nos órgãos de restrição ao crédito. A multa de mora para pagamento até o mês de vencimento é de 2%. Após o mês de vencimento, 10% de multa de mora, acrescido de pelo menos 1% por mês de atraso. 

 

Elisandra Borba

Andrea Brasil