Secretaria da Fazenda busca inovação para qualificar seus serviços

18/08/2021 10:15
Robson Da Silveira / PMPA
FAZENDA
Evento foi realizado em parceria com a Associação dos Auditores Fiscais do Município

A Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) realizou nessa terça-feira, 17, o segundo encontro voltado para qualificação de gestores da pasta e do Previmpa. O evento faz parte do ciclo de palestras promovido pela SMF em parceria com a Associação dos Auditores Fiscais do Município de Porto Alegre (Aiamu).

Na abertura do evento, o secretário Rodrigo Fantinel destacou as ações já implantadas em todas as áreas que vêm dando resultados positivos em termos de atendimento e redução de custos. Ele citou os serviços on-line para os contribuintes, a redução de aluguéis e a otimização de máquinas e equipamentos. “Construir resultados de forma inovadora para que o governo tenha mais eficiência fiscal, com qualidade dos gastos, e a população tenha acesso a serviços cada vez mais ágeis é uma das metas desse governo”, disse o secretário da Fazenda.

A palestra ficou a cargo da coordenadora do Inovatchê, juíza federal Daniela Tocchetto Cavalheiro. A magistrada falou sobre a Inovação como papel na mudança da cultura organizacional e na transformação do setor público. Também abordou sua experiência à frente de ações voltadas para a construção de uma instituição mais humana, horizontal, eficiente e inovadora. De acordo com Daniela Tocchetto, quanto mais diversa for a equipe de trabalho, trazendo diferentes características pessoais e também de representatividade de diferentes áreas, mais ricas se tornam as discussões e contribuições.

“Deixar de lado a hierarquia e dar igual importância à opinião de todos que fazem parte da equipe de trabalho traz um imenso ganho para a resolução das questões”, apontou a palestrante. Ela também destacou que a construção de soluções coletivas permite entender mais profundamente o problema, ter mais efetividade e maior adesão dos colaboradores na implementação.

Interatividade - Durante a palestra, os gestores da SMF e do Previmpa interagiram por uma plataforma on-line com questionário e que forma nuvem de palavras usadas pelos participantes. Entre as palavras destacadas estavam resultado, segurança, amor, curiosidade, vontade, comprometimento, ansiedade e desafio.

O ciclo de palestras da SMF deverá seguir durante todo o ano, e a próxima edição deverá ocorrer em setembro. A primeira sobre Simplificação e Desburocratização no Serviço Público, foi realizada em julho, pelo especialista em direito tributário, financeiro e econômico e ex-secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel.

Inovatchê - Grupo de trabalho formado por pessoas de diversas áreas da instituição e de órgãos externos, o Inovatchê conta não só com seus laboratoristas, mas com novas parcerias que vão se estabelecendo de acordo com cada projeto. Todos atuam como voluntários, realizando as atividades em paralelo ao serviço habitual em suas lotações de trabalho.

Adriana Ferrás

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes