Secretaria da Fazenda esclarece dúvidas sobre guias do IPTU 2022

14/12/2021 12:45

A Secretaria Municipal da Fazenda informa que as guias de pagamento do IPTU 2022, que estão sendo enviadas pelo correio aos contribuintes, são verdadeiras e podem ser pagas com o desconto de 8% até 4 de janeiro. O esclarecimento visa coibir boatos divulgados nas redes sociais quanto à veracidade dos documentos enviados desde a semana passada pelos Correios.

Conforme o secretário municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel, “não foram identificadas guias falsas circulando na cidade. Se o contribuinte ainda tiver alguma dúvida, a sugestão é que entre no site prefeitura.poa.br/iptu e faça a verificação, e se desejar pode emitir uma nova guiaâ€, afirmou.

Como acessar - Os contribuintes que desejam consultar e imprimir a guia de pagamento devem acessar o site prefeitura.poa.br/iptu e clicar no primeiro ícone, "Imprima a Guia", e, em seguida, em "Emitir Guia". Para gerar o documento, é preciso inserir a inscrição do imóvel (que também pode ser pesquisada no site, através do CPF do titular e endereço). O valor gerado refere-se ao IPTU mais a Taxa de Coleta de Lixo (TCL) com desconto.

Atendimento - A Secretaria da Fazenda orienta que os usuários busquem tirar suas dúvidas por meio do site antes de recorrer às outras opções. No item "Saiba mais", há lista de perguntas e respostas sobre o assunto. Ou ainda pelo Portal de Serviços atendimentofazenda.portoalegre.rs.gov.br. A pasta tem atendimento presencial, mas está operando com restrições de capacidade devido às medidas de redução do contágio pela Covid-19, e também pelo 156 (onde o usuário deve escolher a opção 4 para falar sobre o tributo).

 

Adriana Ferrás

Lucas Barroso