Secretaria da Fazenda intensifica atendimentos on-line

12/08/2021 09:44

O atendimento aos contribuintes de Porto Alegre está cada vez mais on-line. Além de atender as demandas de forma mais ágil, a Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) investiu em simplificação, desburocratização e digitalização da oferta de serviços à sociedade. “Todos os contribuintes contam com a possibilidade de atendimento presencial para a resolução de seus problemas tributários, mas este modelo é cada vez menos utilizado para facilitar a vida de quem paga impostosâ€, afirma o secretário da Fazenda, Rodrigo Fantinel.

De acordo com o secretário, toda demanda tributária pode ser feita remotamente, por meio do Portal de Serviços, e também pelo WhatsApp para a obtenção de guias ou negociação de débitos que podem ser feitos pelos contribuintes de qualquer lugar, sem perda de tempo com deslocamentos desnecessários.

O foco no aumento da oferta de serviços de forma digital agradou aos contribuintes. Em julho deste ano, a média de satisfação de quem recorreu aos serviços remotos alcançou o maior patamar já registrado, com nota 9,52, acima da nota média de 8,96 em março de 2020.

Produtividade - O superintendente da Receita Municipal, Christian Fouchard Justin, destaca o aumento de produtividade e redução de custos. “Ganhamos eficiência atendendo de forma mais rápida, arrecadando mais e com um custo operacional menor. Conseguimos um resultado recorde, inclusive na cobrança da Dívida Ativa do Município, na qual Porto Alegre segue como referência nacional entre as capitaisâ€, completa.

Canais de atendimento on-line:

Portal de Serviços da SMF: atendimentofazenda.portoalegre.rs.gov.br

Parcelamento de dívidas: parcelamento.procempa.com.br

WhatsApp: Negociação e parcelamento de débitos:pagamentofazenda.portoalegre.rs.gov.br

Adriana Ferrás

Lissandra Mendonça