Plano de Logística Sustentável capacita mais de 600 servidores e gera economia de R$ 1,2 milhão
Na semana em que se celebra o Dia Nacional da Sustentabilidade, marcado nesta quinta-feira, 25, a Prefeitura de Porto Alegre destaca os avanços do Plano de Logística Sustentável (PLS), ferramenta estratégica que orienta práticas responsáveis no uso dos recursos públicos e na gestão ambiental na rotina da administração municipal.
Desde que foi instituído, em 2023, o PLS já capacitou mais de 600 servidores em ações voltadas à sustentabilidade. Além disso, estimativa da Secretaria Municipal da Fazenda aponta para a economia de R$ 1,2 milhão com energia sustentável e redução de 300 toneladas de dióxido de carbono (CO₂) somente em 2024.
“O PLS incorporou a sustentabilidade no dia a dia da administração pública. Temos buscado consolidar essa cultura, mostrando que é possível economizar, melhorar processos e, ao mesmo tempo, gerar impacto positivo para a cidade e para as pessoas”, afirma o secretário-geral de Governo e presidente do Comitê Gestor de Logística Sustentável, André Coronel.
Entre as iniciativas do plano, estão a distribuição de kits de coleta seletiva em 99 escolas da rede municipal, a instalação de 36 ecopontos para recebimento de resíduos eletrônicos e óleo de cozinha em escolas e subprefeituras, instalação de composteira tecnológica para coleta de resíduos orgânicos, com produção de adubo no Centro Administrativo Municipal (CAM), além de capacitações específicas para o combate à dengue.
Resultados - O PLS já conta com 23 Grupos Executores Setoriais (GES) atuando em órgãos municipais; 25 indicadores socioambientais aplicados em 30 secretarias e departamentos; e entrega anual de Plano Socioambiental com iniciativas relacionadas a sustentabilidade de cada secretaria ou órgão municipal.
Próximos passos - Para os próximos anos, o PLS busca ampliar o engajamento dos gestores com a continuidade dos programas de capacitação e realização de mais uma edição do Fórum de Logística Sustentável, nos dias 29 e 30 de outubro, no auditório da Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre (Aiamu).
Sobre o PLS - O Plano de Logística Sustentável tem como foco a redução dos impactos ambientais das atividades públicas, a promoção da acessibilidade e inclusão e o uso eficiente dos recursos. Está alinhado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Bianca Dilly