243ª Feira do Peixe de Porto Alegre registra aumento de vendas e público

08/04/2023 08:36
Pedro Piegas / PMPA
 Governança Local e Coordenação Política
Comercialização cresceu 28% em relação ao ano passado

A 243ª Feira do Peixe de Porto Alegre encerrou as atividades ao meio-dia desta sexta-feira, 7, com números de venda e de público superiores ao ano de 2022. Foram vendidas, de acordo com a Associação dos Pescadores e Piscicultores do Extremo-Sul (Appesul), 383 toneladas de pescados nas três feiras - no Centro Histórico, Restinga e Belém Novo, um aumento de 28% em relação ao ano passado, com 297,35 toneladas. Foram comercializados também o tradicional peixe na taquara, bolinhos e peixe frito, além de hortifruti e artesanatos. O público das feiras alcançou cerca de 325 mil pessoas, um aumento de 16%. Em 2022, foram 280 mil pessoas.

O secretário de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, comenta o aumento das vendas. “O trabalho conjunto para a realização da Feira do Peixe, tanto do Centro Histórico como nos bairros Restinga e Belém Novo, garantiu o sucesso de vendas e público nesse tradicional evento tão importante para nossa cidade”, disse. 

A Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV), através da Diretoria de Articulação Institucional, é a responsável pela realização das Feiras do Peixe, que contam com a participação das subprefeituras Centro, Restinga e Extremo-Sul. As feiras têm a parceria da Colônia Z5 de Pescadores, Appesul, atacadistas de pescados, além da participação das comunidades, artesanato local e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) nas Feiras da Restinga e Belém Novo.

Números das vendas por feira

- 243ª Feira do Peixe de Porto Alegre: 355.000 kg

- 21ª Feira do Peixe na Esplanada da Restinga: 28.000kg

- 11ª Feira do Peixe no Extremo Sul em Belém Novo: 680 kg

- Total geral: 383.000 kg

- Preço médio praticado: R$ 34,00 / kg

 

Indaiá Dillenburg

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes