Apresentado relatório de demandas do Orçamento Participativo 2022

06/07/2022 11:19

  

Indaiá Dillenburg/SMGOV PMPA
GOVERNANÇA LOCAL E COORDENAÇÃO POLÍTICA
Mais de 44% dos R$ 10 milhões reservados para o OP estão sendo encaminhados para execução

Em reunião do Conselho do Orçamento Participativo (COP) na noite de terça-feira, 5, a Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov) apresentou aos conselheiros o relatório das demandas. O diretor de Participação Cidadã, Lucas Vasconcellos, destacou que 44,7% dos R$ 10 milhões reservados para o OP na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2022 estão sendo encaminhados para execução. Vasconcellos lembrou da afirmação do prefeito Sebastião Melo, durante reunião de governo realizada na véspera, que cumprir as decisões dos Fóruns de Delegados do OP (Frops) é um compromisso sagrado. 

Demandas de Cultura - O secretário-adjunto de Cultura, Clóvis André da Silva, ouviu as reivindicações dos conselheiros sobre a execução das demandas da área. "O governo tem o papel de orientar a avaliação técnica. Cada secretaria é responsável pela decisão do destino das demandas debatidas com os Frops, e a Smgov dá o suporte necessário." 

Os conselheiros manifestaram a necessidade da avaliação da viabilidade técnica e orçamentária das demandas, bem como parecer das secretarias afins. Como encaminhamentos, ficou acertado que as demandas classificadas como inviáveis serão devolvidas às regiões e temáticas, e os conselheiros, junto dos delegados, irão realocar os recursos em outras demandas. O resultado dessa etapa deve ser apresentado à Smgov até 8 de agosto.

 

Indaiá Dillenburg

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes