Banco Mundial avalia próximas ações do POA Futura

30/01/2026 17:39
Primeira missão do Banco Mundial na capital gaúcha em 2026
Primeira missão do Banco Mundial na capital gaúcha em 2026

A primeira missão do ano da equipe do Banco Mundial em Porto Alegre foi concluída nesta sexta-feira, 30, com a apresentação de um documento que define o cronograma das próximas etapas. Ao longo de cinco dias, membros de secretarias municipais e representantes do Banco Mundial discutiram projetos e ações planejadas para o Centro e o 4º Distrito. Mobilidade urbana, patrimônio histórico, gestão financeira, licitações, riscos socioambientais e mecanismos de queixas estiveram entre os temas em destaque no encontro. Também em pauta o projeto de Urbanismo Tático, que prevê intervenções para qualificar espaços públicos e melhorar a vida na cidade.

“O nível de exigência do Banco Mundial é alto, o que nos motiva a manter a qualidade em todas as ações do POA Futura”, afirmou o secretário de Planejamento e Gestão de Porto Alegre, Cezar Schirmer. Entre as últimas atividades da programação, os representantes da instituição financeira reuniram-se com o prefeito Sebastião Melo. O município reforçou o compromisso de cumprir os prazos acordados com a organização internacional. Segundo Emanuela Monteiro, especialista sênior em desenvolvimento urbano do Banco Mundial, Porto Alegre “tem um desafio gigantesco” na implementação das medidas previstas para o Centro e o 4º Distrito. 

Centro+4D - Coordenado pela Secretaria de Planejamento e Gestão, o Centro+4D vai revitalizar o Centro Histórico e o 4º Distrito de Porto Alegre. Com cofinanciamento do Banco Mundial e da Agência Francesa de Desenvolvimento e contrapartida do município, serão investidos € 162 milhões para enfrentar os desafios urbanos e sociais nas duas regiões. Entre as ações previstas estão iniciativas voltadas à inclusão socioeconômica para populações vulneráveis e medidas de sustentabilidade ambiental. A Estratégia de Turismo Cultural busca posicionar a capital gaúcha como polo capaz de atrair visitantes nacionais e estrangeiros.

POA Futura - Coordenado pela Secretaria de Planejamento e Gestão, o POA Futura articula os financiamentos internacionais (Banco Mundial, AFD, KfW, BID e CAF), nacionais (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, BNDES e BRDE) e recursos próprios da Prefeitura de Porto Alegre, que somam mais de R$ 7 bilhões em investimentos. O programa promove inclusão, sustentabilidade e inovação, com foco na transformação urbana e social diante da maior tragédia climática já registrada na cidade. A iniciativa representa um dos maiores esforços de captação já realizados na história de Porto Alegre. 

 

Maikio Guimarães

Gilmar Martins