Avança a criação do Comitê Permanente de Resiliência em Porto Alegre
Com o objetivo de aumentar a capacidade de recuperação e adaptação da cidade com relação a mudanças abruptas, prevenção de riscos e em casos de desastres, Porto Alegre terá um Comitê Permanente de Resiliência. A minuta do decreto que institui o mecanismo foi aprovada pelo Grupo de Trabalho, em reunião realizada nesta sexta-feira, 29. Coordenado pela Secretaria de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV), o GT é transversal, composto por diversos órgãos da prefeitura.
“Os últimos acontecimentos nos mostram o quanto esta pauta é importante, pois precisamos estar preparados para reagir, procurando planejar e desenvolver ações preventivas e mitigatórias”, destacou o titular da Governança, Cassio Trogildo.
O coordenador da Defesa Civil, coronel Evaldo Rodrigues, falou sobre o trabalho realizado nestes últimos dias pelas equipes da prefeitura, garantindo o acolhimento e a segurança das pessoas e também abordou a importância do trabalho do GT. “Tivemos chuvas intensas e muito trabalho, mas, felizmente, sem vítimas fatais. Esse trabalho que está sendo feito aqui me deixa muito feliz em ver que Porto Alegre está caminhando neste sentido de planejar ações de prevenção. Já viemos trabalhando muito forte, há muito tempo, com a Governança”, ressaltou.
O Comitê Permanente de Resiliência atuará em ações transversais, buscando o cumprimento das orientações do Escritório das Nações Unidas para Redução do Risco de Desastres (UNDRR), por meio das temáticas de Mobilidade Urbana, Legalização de Terras, Prevenção de Riscos, Cultura de Paz e Ecossistema Dinâmico e Inovador.
O documento aprovado seguirá para análise e parecer da Procuradoria-Geral do Município (PGM) e, após, será encaminhado para o Gabinete do Prefeito para publicação.
Participam do GT, 38 servidores das secretarias de Governança, Segurança (SMSEG), Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Obras e Infraestrutura (Smoi), Saúde (SMS), Mobilidade Urbana (SMMU), Desenvolvimento Social (SMDS), Habitação e Regularização Fundiária (SMHARF), Educação (Smed) e Serviços Urbanos (SMSUrb), Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Fundação de Assistência Social (Fasc), Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Procuradoria-Geral do Município (PGM) e Gabinete do Vice-Prefeito (GVP).
Gilmar Martins