Demandas da comunidade do Extremo-Sul são ouvidas em fórum de serviços

30/07/2021 13:18

Na noite desta quinta-feira, 29, ocorreu o Fórum de Serviços da Região Extremo-Sul, em formato on-line. Coordenada pela Secretaria de Governança Local e Coordenação Política, por meio da Diretoria de Participação Cidadã, os encontros têm na condução dos trabalhos os conselheiros das regiões. No Extremo-Sul, o fórum foi conduzido por Caio Paixão e Jorge Veloso.

O secretário adjunto de Governança Local e Coordenação Política, Luciano Marcantônio, abriu a reunião e destacou a importância da integração entre governo e sociedade, reforçando que sua relação direta com o Orçamento Participativo já tem 11 anos. “Aprendi com Cezar Busatto a importância do OP”, disse Marcantônio, que em 2010 era secretário adjunto de Governança, pasta comandada pelo falecido economista e ex-deputado estadual. “Está no DNA da nossa cidade o debate com os movimentos socais e o OP nos colocou no mapa do mundo”, completou.

O encontro contou com intensa participação da comunidade. Entre as manifestações, houve destaque para saneamento básico. De acordo com Antônio Olímpio Guimarães Filho, chefe de Gabinete do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), muitos serviços da região são realizados para resolver a demanda imediata. Ele destacou que o investimento necessário para grandes obras de saneamento acontecerá após reestruturação definitiva do Dmae, que recebeu a atribuição do serviço e manutenção do extinto Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), mas não os recursos. 

Participaram também do Fórum de Serviços da Região Extremo-Sul, os secretários adjuntos de Segurança, Gerson Guarda; de Serviços Urbanos, Vitorino Bassegio; o diretor-adjunto do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), Nelson Beron; o coordenador da Equipe de Gestão Ambiental do DMLU, Marcos Salinas; Luciane Xavier, da Secretaria Municipal de Educação, além de representantes da Secretaria de Mobilidade Urbana e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Pela Secretaria de Governança Local, o coordenador das Subprefeituras, Pingo Vilar; a gestora da Subprefeitura Extremo-Sul, Cassia Sequeira Ribeiro; e o chefe de Democracia Participativa, Carlos Rogério dos Anjos Farias (Cuca).

Confira as datas dos próximos Fóruns Regionais de Serviços, com início às 19h:

02/8 - Região 15 - Sul (on-line)

04/8 - Região 4 - Lomba do Pinheiro (on-line)

05/8 - Região 17 - Ilhas (presencial)

09/8 - Região 7 - Partenon (on-line)

11/8 - Região 6 - Nordeste (on-line)

12/8 - Região 9 - Glória (presencial)

16/8 - Região 5 - Norte (on-line)

18/8 - Região 2 - Noroeste (on-line)

19/8 - Região 1 - Humaitá/Navegantes (presencial)

23/8 - Região 10 - Cruzeiro (on-line)

25/8 - Região 12 - Centro-Sul (on-line)

26/8 - Região 16 - Centro (on-line)

 

Leia também:

Prefeitura inicia rodada de Fóruns Regionais de Serviços


Região Leste apresenta demandas no Fórum de Serviços
 

Fórum de Serviços da Região Cristal debate saneamento, segurança e habitação
 

Comunidade da Região Eixo-Baltazar é ouvida em fórum de serviços

 

Indaiá Dillenburg

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes