Encerrada a primeira rodada da retomada dos Comitês Gestores e Fóruns Regionais de Serviços

12/05/2021 18:51
Giulian Serafim / PMPA
GOVERNAÇA LOCAL E COORDENAÇÃO POLÍTICA
Reuniões foram divididas em quatro blocos para atender todas as 17 regiões do OP

Foram encerradas nesta quarta-feira, 12, as reuniões de retomada dos Comitês Gestores de Território e os Fóruns Regionais de Serviços. Realizadas no auditório da Secretaria de Administração com os gestores das subprefeituras das 17 regiões do Orçamento Participativo, os encontros contaram com a participação de secretários e servidores.

As reuniões foram divididas em quatro blocos para atender todas as 17 regiões. Na segunda-feira, 10, nove regiões: Humaitá/Navegantes, Noroeste, Ilhas, Centro, Partenon, Leste, Norte, Nordeste e Eixo-Baltazar. Nesta quarta, mais oito: Extremo Sul, Sul, Restinga, Lomba do Pinheiro, Glória, Cruzeiro, Cristal e Centro-Sul.

Os Comitês Gestores de Território e os Fóruns Regionais de Serviços foram instituídos por decreto municipal e realizados de 2013 a 2016, tendo como idealizador o prefeito Sebastião Melo, que no período era o vice-prefeito de Porto Alegre. Foi Melo quem determinou a retomada dessas agendas.

Conforme o prefeito o avanço na prestação de serviços passa por medidas de gestão e união de esforços com a sociedade e a iniciativa privada.

“A orientação para todo o governo é empenho máximo para qualificar a entrega de serviços ao cidadão, com medidas de gestão, diálogo, fiscalização, tecnologia e transparência. Ao fazer a sua parte, a prefeitura trabalhará para conscientizar o cidadão sobre os cuidados com a cidade e também angariar parceiros para adotar espaços públicos” - Prefeito Sebastião Melo

O Comitê Gestor de Território consiste em uma reunião interna para alinhamento com os membros do governo que fazem a gestão e execução dos serviços finalísticos à população de Porto Alegre. Já o Fórum Regional de serviços é uma reunião mensal em cada uma das 17 Regiões do OP, com a participação dos responsáveis regionais pelo nível operacional de cada serviço: subprefeitura local, representantes das comunidades, conselheiros e delegados do OP.

Conselho do Orçamento Participativo - A Secretaria de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV) é a responsável pela coordenação dos trabalhos do Comitê Gestor e do Fórum de Serviços. Na tarde de terça-feira, 11, o titular da Governança,  Cassio Trogildo, recebeu os membros da coordenação do Conselho do Orçamento Participativo (COP) para a integração na retomada dos Comitês Gestores de Território e Fóruns Regionais de Serviços.

Indaiá Dillenburg

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes