Feira da Agricultura Familiar vai até este sábado no Centro Histórico

09/11/2024 05:55
Alex Rocha/PMPA
GOVERNANÇA LOCAL E COORDENAÇÃO POLÍTICA
Evento ocorre das 8h às 19h no Largo Glênio Peres, com entrada gratuita

A 2ª Feira da Agricultura Familiar de Porto Alegre ocorre até sábado, 9, no Largo Jornalista Glênio Peres, Centro Histórico, das 8h às 19h. São 94 expositores de diferentes regiões do Estado, que oferecem uma variedade de produtos como frutas, legumes, verduras, pães, geleias, queijos, embutidos, mel, artesanato, flores, vinhos, sucos, entre outros.

Há três bancas de produtores rurais da capital, que oferecem produtos orgânicos certificados pela Associação dos Produtores da Rede Agroecológica Metropolitana (Rama). O Sítio Natural, do bairro Lami, expõe hortaliças, que produz em sistema agroflorestal: alface, rúcula, beterraba, espinafre, alho-poró, radite, salsa, cebolinha, cebolete, manjericão, alecrim, capim cidró, manjerona e cenoura são algumas das opções. A Porto Verde Orgânica, de Belém Novo, tem flores calêndulas, sempre vivas, girassol, perpétuas, statices, boca de leão, margaridas e lavanda. A Chácara Vila Nova Orgânicos, do bairro Vila Nova, apresenta seis sabores do tradicional sorbet (com base de aipim): morango, uva bordô, uva niágara com frutas vermelhas, morango com açaí, goiaba, butiá e erva-mate. Também participa da feira, pela Rama, a Laticínios Benolle, de Glorinha, com queijos iogurtes, doce de leite e ambrosia.

A realização do evento é da Fetag-RS, com o apoio da Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV), e do governo estadual, pela Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR). A 2ª Feira da Agricultura Familiar ocorre até sábado, 9, das 8h às 19h, e a entrada é gratuita.

Área Azul desativada - Em razão da montagem do evento, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Smmu) e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informam que o estacionamento rotativo Área Azul no Largo Glênio Peres está desativado. O retorno é previsto para 18 de novembro, após a desmontagem da estrutura da feira. O estacionamento rotativo segue disponível na região da Praça XV, rua Siqueira Campos e Travessa Francisco de Leonardo Truda.

  

Adriana Corrêa

Gilmar Martins