Gestores das subprefeituras recebem orientações sobre serviços de zeladoria

24/11/2021 13:31

  

Giulian Serafim / PMPA
GOVERNAÇA LOCAL E COORDENAÇÃO POLÍTICA
Trogildo ressaltou que as subprefeituras precisam garantir o fluxo das solicitações das comunidades

Com o propósito de atender aos serviços de zeladoria da cidade, foi realizada na manhã desta quarta-feira, 24, no Salão Nobre do Paço Municipal, reunião das secretarias municipais de Governança Local e Coordenação Política (Smgov), Serviços Urbanos (Smsurb) e Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) com os gestores das subprefeituras das 17 regiões do Orçamento Participativo.

Responsável pelas 17 subprefeituras, a Smgov, através do seu titular, Cassio Trogildo, abriu a reunião. O secretário destacou que a missão do governo é atender toda a população, e que as subprefeituras precisam garantir o fluxo das solicitações das comunidades. “O alinhamento entre as subprefeituras e as secretarias de ponta é fundamental para o bom andamento dos serviços demandados, que não são poucos”, disse.

O secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi, observou que o resultado do trabalho conjunto tem sido bem recebido nos bairros. “Os serviços já melhoraram.”

O diretor de Participação Cidadã da Smgov, Lucas Vasconcellos, apresentou a tabela que os gestores devem enviar quinzenalmente. Com especificação do serviço demandado, os gestores devem destacar a solicitação de forma bem detalhada. A primeira tabela será apresentada em 1º de dezembro, sobre o mês de novembro. “A responsabilidade de encaminhar as demandas elencadas às pastas de ponta é da Secretaria de Governança”, explicou o diretor.

Projeto cidades Educadoras – O gerente de Projetos da Secretarias Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC), Alexandro Machado, apresentou a próxima pauta da reunião com as subprefeituras. Trata-se do Projeto Cidades Educadoras, que tramita na Câmara Municipal e será  gerenciado pela SMTC. Por se tratar de um projeto transversal, envolvendo diversas secretarias e órgãos do município, além da sociedade civil, terá a participação da Smgov, através das subprefeituras. “A importância desses gestores será na busca do envolvimento das comunidades e territórios nos diversos projetos que ao longo de 2022 serão implementados na área de educação, inclusão digital e qualidade de vida”, disse.

Ao encerrar a reunião, o secretário-adjunto de Governança, Luciano Marcantônio, comemorou a implementação do projeto e reforçou a importância da integração do governo com as lideranças locais. “O trabalho integrado entre governo, conselheiros do OP nas regiões e movimentos sociais garante o bem comum que todos desejamos.”

Participaram da reunião o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Vitorino Bassegio; o diretor do DMLU, Paulo Marques, e o adjunto, Vicente Marques; o diretor de Articulação Institucional da Smgov, Djedah Lisboa, o coordenador das subprefeituras, Pingo Vilar, e os gestores das 17 regiões.

 

Indaiá Dillenburg

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes