Largo Glênio Peres é ponto de comercialização da safra de pêssego

31/10/2022 16:12
Vinny Vanoni/PMPA
Governança Local e Coordenação Política
Secretário Cassio Trogildo conversou com os produtores nesta segunda-feira

A comercialização da safra de pêssegos produzidos em Porto Alegre começou nesta segunda-feira, 31, no Largo Jornalista Glênio Peres, junto ao Mercado Público. Das 8h às 18h, seis produtores estarão expondo frutas das variedades Fla, Premier, Pit, Campai, Libra, Eldorado e Sulina, e flores naturais e secas. Nesta manhã, o secretário municipal de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, o diretor de Articulação Institucional da Governança, Djedah Lisboa, e o presidente do Sindicato Rural de Porto Alegre, Cleber Vieira, visitaram o ponto de venda e conversaram com os produtores.

A vindima da safra 2022/2023 já iniciou e deve ocorrer até fevereiro, mas um ato simbólico marcará a abertura oficial da colheita na quinta-feira, 3. O evento ocorrerá a partir das 15h, na propriedade do produtor Valdomiro Silveira dos Santos (Rua Cristiano Kraemer, 2310 – bairro Vila Nova).

Para o secretário Trogildo, a chegada do pêssego ao Centro da Capital é motivo de comemoração. “Estamos celebrando a safra e voltando a disponibilizar este ponto de comercialização aqui no Centro Histórico, para que o produtor possa vender um produto fresco diretamente ao consumidor”, ressaltou.

O objetivo é incentivar o produtor, fomentando o cultivo na Zona Rural de Porto Alegre. “Queremos retomar a realização da Festa e da Feira do Pêssego em 2023”, acrescentou o secretário.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Porto Alegre, Cleber Vieira, a expectativa é de superação da safra do ano passado. “Esperamos atingir uma colheita de até 170 toneladas, ultrapassando a produção alcançada em 2021, que foi de 155 toneladas”, projetou.

 

Adriana Corrêa

Gilmar Martins