Mobilidade Humana na pauta do Conselho do Orçamento Participativo

20/07/2021 21:36
Giulian Serafim / PMPA
EXECUTIVO
Prefeito Sebastião Melo fez a abertura da reunião na noite desta terça-feira

O prefeito Sebastião Melo abriu a reunião ordinária do Conselho do Orçamento Participativo na noite desta terça-feira, 20.  De forma híbrida, o encontro debateu o transporte coletivo e a Mobilidade Humana. 

“O transporte coletivo entrou em crise antes da pandemia. Estamos buscando soluções com medidas concretas como a revisão das isenções, e para avançarmos  precisamos de muito diálogo, contando com o apoio e as contribuições do Orçamento Participativo†- Prefeito Sebastião Melo.

O secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Matheus Ayres, apresentou aos conselheiros medidas de curto e longo prazos necessárias para o enfrentamento do problema. “O sistema não é mais sustentável. Queremos enfrentar essa situaçãoâ€. Ayres destacou estudo de passageiro por demanda noturna, iluminação de parada de ônibus e cumprimento de horário definidos pela operação. Ayres também frisou que o modelo de reestruturação da Empresa Publica de Transporte e Circulação (EPTC) deverá ser apresentado nos próximos 30 dias. 

O envio de projetos de lei para o legislativo municipal começando pelo projeto de desestatização da Companhia Carris, passando pelo projeto para reduzir os custos do transporte coletivo também teve destaque. Atualmente existem 14 isenções. A proposta é que passem a ser 5: Idosos 65+; estudantes; enfermidades e acompanhantes; crianças e adolescentes (assistência social e acompanhantes); e Brigada Militar. 

O secretário de Governança Local e Coordenação Política,Cassio Trogildo, reforçou a necessidade de aprovações dos projetos de lei. “Estão sendo programadas audiências públicas com os projetos que começaram a tramitar e,como destacou o prefeito Melo, a participação dos conselheiros do Orçamento Participativo nessa construção é fundamentalâ€, disse. 

Após a abertura, o secretário adjunto de Mobilidade Urbana, respondeu às dúvidas dos conselheiros temáticos e regionais. O conselheiro da Temática Circulação Transporte e Mobilidade Urbana Lino Pereira Leite abordou a revisão tarifária.

A reunião ordinária do COP, foi presidida pelo membro da coordenação, o conselheiro Roberto Jakubaszko,e contou com a participação presencial do diretor de transportes da EPTC, Flávio Caldasso, do diretor de participação cidadã da Smgov, Lucas Vasconcellos, do coordenador das Subprefeituras, Pingo Vilar e do secretário executivo do COP, Elton Fraga.

 

Indaiá Dillenburg

Fabiana Kloeckner