Porto Alegre integra Grupo Participativo criado pela prefeitura de Madri

22/02/2021 16:20
Indai√° Dillenburg/PMPA
GOVERNAN√áA LOCAL E COORDENA√á√ÉO POL√ćTICA
Secretário Cassio Trogildo (D) e diretor de Participação Cidadã representaram a Capital em lançamento

Porto Alegre faz parte do The Participatory Group, uma comunidade aberta, de caráter internacional, proposta e criada pela prefeitura de Madri (Espanha) para gerar boas práticas de participação cidadã. O grupo foi lançado oficialmente nesta segunda-feira, 22, em reunião virtual, quando oito das mais de 40 cidades que fazem parte dele, incluindo Porto Alegre, acompanharam a solenidade.

A Secretaria Municipal de Governan√ßa Local e Coordena√ß√£o Pol√≠tica √© a respons√°vel pelo Or√ßamento Participativo (OP) de Porto Alegre, e o titular da pasta, Cassio Trogildo, representou o prefeito Sebasti√£o Melo.¬†‚ÄúMesmo com mais de tr√™s d√©cadas, temos muito a¬† aprender, com todas as cidades, e tamb√©m a compartilhar sobre a experi√™ncia de Porto Alegre‚ÄĚ, disse o secret√°rio ao destacar a¬†longevidade do OP da Capital,¬†que completa 32 anos em 2021.

A vice-prefeita de Madri, Bego√Īa Villac√≠s, apresentou formalmente e constituiu o Grupo Participativo. Ela enfatizou¬†a import√Ęncia de compartilhar informa√ß√Ķes, principalmente nos dias atuais em que o mundo passa por uma pandemia. ‚ÄúEstamos aqui para aprender conjuntamente e mostrar que somos capazes de trabalhar uns com os outros. √Č interessante que aprendamos com casos de √™xito e tamb√©m com casos de fracasso. Queremos aprender sobre a participa√ß√£o cidad√£, que significa escutar, escutar de verdade‚ÄĚ, afirmou.

Composto por mais de 40 cidades e regi√Ķes da Espanha e do resto do mundo, o The Participatory Group¬†est√° aberto √† ades√£o, a qualquer momento, de governos locais e regionais ou organiza√ß√Ķes similares de qualquer pa√≠s.

Na parte da tarde (13h pelo horário de Brasília),  foi realizada a 1ª Assembleia Geral do grupo, com análise e discussão da proposta de regramento interno e da eleição do Comitê de Direção. A prefeitura foi representada pelo secretário Cassio Trogildo e o diretor de Participação Cidadã, Lucas Vasconcellos. Serão realizadas assembleias ordinárias anuais e diversos eventos em cada uma das cidades- membros.

Participaram da abertura, por ordem de pronunciamento, as seguintes representa√ß√Ķes:

- Panamá/Panamá - Maximiliano Bedoya, diretor de Participação Cidadã e Transparência;

- Equador/Quito - Ximena Villafuerte, secretária-geral de Coordenação Territorial e Participação Cidadã;

- Col√īmbia/Bogot√° -¬†Alexander Reina Otero, diretor do¬†¬†IDPAC (Instituto Distrital de Participa√ß√£o e A√ß√£o Comum);

- Andorra/Andorra La Vella - Meritxell López Guitart, conselheira de Desenvolvimento Estratégico e Comercial  e de Projetos Participativos;

- Porto Alegre  - Cassio Trogildo, secretário de Governança Local e Coordenação Política;

- Uruguai/Montevid√©u¬†- Federico Gra√Īa, diretor da Divis√£o e Assessoria de Desenvolvimento Municipal e Participa√ß√£o;

- Argentina/Buenos Aires - Manuela Maunier, diretora-geral de Participação Cidadã e  Proximidade;

- Peru/Lima -¬†Jorge Mu√Īoz Wells, prefeito de Lima.

Indai√° Dillenburg

Elisandra Borba