Porto Alegre prepara Fórum Social Mundial da Pessoa Idosa de 2022

28/04/2021 18:34
Alex Rocha/PMPA
GOVERNANÇA LOCAL E COORDENAÇÃO POLÍTICA
Primeira-dama Valéria Leopoldino destacou a importância de abrir espaço para escutar as necessidades das pessoas

A vocação de Porto Alegre na construção permanente de políticas públicas para promover um envelhecimento ativo e saudável pautou o seminário preparatório para Fórum Social Mundial da População Idosa, Pessoas com Deficiência, Diversidades e Doenças Raras de 2022, realizado na tarde desta quarta-feira, 28, no Salão Nobre do Paço Municipal. O encontro reuniu diversos militantes e atores sociais do tema, em evento híbrido (on-line e presencial, observando o distanciamento). Também foi discutida a candidatura da Capital para sediar a Assembleia Mundial da ONU Sobre o Envelhecimento (AME 3). O evento acontece a cada 20 anos e teve as duas primeiras edições na Europa. Será realizado em uma cidade da América Latina ou do Caribe.

Durante a abertura do seminário, a primeira-dama do Município, Valéria Leopoldino, reafirmou a disposição da prefeitura em apoiar a os eventos, o que já havia sido manifestado durante o Fórum Social de 2021. Ela também falou sobre a importância de abrir espaço para escutar as necessidades das pessoas. “Sei dos desafios de termos políticas públicas que possam garantir uma vida mais digna a esse público específico. Precisamos aprender a ouvir mais as necessidades do outro, fazer uma escuta de qualidade”, destacou.

O secretário municipal de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, lembrou que a prefeitura prioriza o diálogo e a atuação colaborativa com toda a sociedade. “Priorizamos sempre proporcionar uma boa convivência para a nossa população que vive na cidade e quem passa por aqui também, de acordo com aquilo que é mais necessário, especialmente, para este público que mais precisa da atenção do poder público”, afirmou.

Segundo o presidente do instituto Amigos do Fórum Social Mundial Porto Alegre, Lélio Falcão, haverá grandes eventos em 2022 na Capital. "Porto Alegre é Amiga do Idoso, é amiga de todos”, disse, em referência ao fato da Capital ter sido, em 2015, a primeira cidade brasileira a se candidatar ao título da Organização das Nações Unidas (ONU).

Integrante do comitê organizador do Fórum, o secretário adjunto da Governança, Luciano Marcantônio, destacou a retomada de proximidade com a população. “O apoio da prefeitura para a realização desses eventos significa a volta do diálogo e do respeito aos movimentos sociais. Estamos empenhados em promover as políticas públicas que são necessárias para a sociedade."

Desde 2012, a Lei Municipal 11.380, garante a realização do Fórum Social Mundial da População Idosa, Pessoas com Deficiência, Diversidades e Doenças Raras, por um comitê organizador com a presença da sociedade civil, tendo a prefeitura como apoiadora, com representação de secretarias e órgãos, coordenados pela Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política. 

O Fórum ocorrerá na última semana de janeiro de 2022. Porto Alegre ainda aguarda a seleção de sua candidatura para sediar a AME 3, integrando a programação do aniversário de 250 anos da cidade, no ano que vem.

Também participaram da abertura do seminário o secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Antônio Costa; o deputado federal Ossesio Silva; o deputado estadual Dr. Thiago Duarte; e o vereador Alvoni Medina, entre demais representantes da sociedade.
 

Adriana Corrêa

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes