Porto Alegre se prepara para realizar eventos internacionais sobre população idosa em 2022

08/07/2021 18:53
Divulgação / PMPA
GOVERNANÇA LOCAL E COORDENAÇÃO POLÍTICA
Representantes da Capital reuniram-se com a secretária de Relações Federativas Ana Amélia Lemos em Brasília

O secretário adjunto de Governança Local e Coordenação Política, Luciano Marcantônio, e o presidente do Conselho Municipal do Idoso de Pelotas e presidente do Instituto Amigos do Fórum Social Mundial Porto Alegre, Lélio Luzardi Falcão, participaram de uma série de reuniões em Brasília, nesta quinta-feira, 8, buscando apoio para a realização do Fórum Social Mundial da Pessoa Idosa de 2022 e apresentando o projeto para que Porto Alegre seja a sede da 3ª Assembleia Mundial sobre Envelhecimento (AME). 

Eles reuniram-se com o secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Antonio Costa, com o senador Lasier Martins e com a secretária de Relações Federativas e Internacionais do Rio Grande do Sul em Brasília, Ana Amélia Lemos. Também visitaram o gabinete do deputado federal Maurício Dziedricki e estiveram com o chefe de gabinete do deputado federal Daniel Trzeciak, Lucas Souza.

“Viemos reafirmar a intenção do prefeito Sebastião Melo em realizar esses eventos em apoio aos direitos da pessoa idosa e ao envelhecimento saudável em 2022. Recebemos manifestações muito positivas em Brasília e estamos confiantes de que promoveremos grandes encontros”, ressaltou o secretário adjunto de Governança.

Desde 2012, a Lei Municipal 11.380, garante a realização do Fórum Social Mundial por um comitê organizador com a presença da sociedade civil, tendo a prefeitura como apoiadora, com representação de secretarias e órgãos, coordenados pela Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política. O Fórum ocorrerá na última semana de janeiro de 2022. O Brasil ainda aguarda a seleção de sua candidatura para sediar a AME 3 no ano que vem. O evento é promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) a cada vinte anos e ainda não tem data e local definidos. A última AME foi realizada em 2002, em Madri, na Espanha.
 

Adriana Corrêa

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes