Prefeitura apoia o VI Fórum Social Mundial da População Idosa, Pessoas com Deficiência e Diversidades de 2021
Como forma de reforçar a relação com a sociedade na realização e na manutenção das pautas sociais, colocando Porto Alegre no mapa do mundo, a prefeitura apoia a realização do VI Fórum Social Mundial da População Idosa, Pessoas com Deficiência e Diversidades de 2021 (FSM PI), que ocorre a partir desta segunda-feira, 25, e segue até sexta-feira, 29.
De acordo com a comissão organizadora, o evento será 100% virtual em decorrência da pandemia do coronavírus e poderá ser acompanhado através deste link.
A Agenda 2020/2030, anunciada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização Mundial da Saúde (OMS), marca o início da Década do Envelhecimento Saudável. E dados da Fundação Getúlio Vargas, em estudo realizado no ano passado por conta da pandemia, colocam Porto Alegre como a segunda cidade com mais proporção de idosos: 14,05%.
Conforme o secretário de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, essa marca por si só chancela a realização do FSM PI em Porto Alegre. Ele destaca a importância do Município promover políticas públicas que conversem com essa população e estejam em conformidade com a agenda proposta pela ONU e OMS.
Trogildo comemora que, após a realização do I Fórum da População Idosa, a pauta tenha se ampliado, incorporando a discussão sobre pessoas com deficiência (5ª edição) e diversidades (4ª). “Nossa cidade, que é referência no mundo, através do Orçamento Participativo, tem a tradição de buscar a promoção das políticas públicas em constante diálogo com a sociedade civil”, ressalta.
O secretário-adjunto de Governança Local, Luciano Marcantônio, é um dos membros da comissão organizadora do FSM PI por parte da prefeitura. Ele destaca que essa edição, comemorativa aos 20 anos do Fórum Social Mundial, entrará para a história. “O tema central Um outro mundo é possível pós Covid-19 é muito oportuno para o que estamos vivendo. Debater temas de inclusão social e promover políticas para combater as desigualdades e dar prioridade às pessoas que mais precisam é nossa meta”, diz Marcantônio, salientando que, além dos temas relacionados à população idosa, pessoas com deficiência e diversidades, o FSM PI discutirá a temática das doenças raras.
Abertura do FSM PI:
- 15h às 16h - Atividade Ecumênica com Entidades Religiosas;
- 16h às 17h - Abertura Oficial com a participação de Autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário do Município de Porto Alegre, Estaduais e do Governo Federal;
- 17h às 18h - Conferência Magna de Abertura com o Epidemiologista e Gerontólogo, Alexandre Kalache, Presidente do Centro Internacional da Longevidade Brasil (ILC-Brasil);
- 18h30 às 21h - Atividades Culturais para Encerramento da Cerimônia com Antonio Flores e Quarteto e Renato Fagundes, com participação especial de João Almeida Neto, Instrumental Picumã, Izabel L´Aryan, Valéria Barcellos, Declassic Band.
Elisandra Borba