Prefeitura debate ações com governo estadual para amenizar danos da estiagem

31/01/2023 19:30
Julia Chagas/SEAPI-RS/PMPA
Governança Local e Coordenação Política
Ao menos 11 municípios da Região Metropolitana serão beneficiados com microaçudes

Nesta terça-feira, 31, o secretário municipal de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, participou de reunião com o secretário estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes, e representantes da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), com o objetivo de discutir ações para mitigar estiagem na região. Na última semana, a Prefeitura de Porto Alegre decretou situação de emergência nas áreas com produção primária que tenham sido afetadas.

Conforme Trogildo, a partir do decreto, a prefeitura busca recursos que venham a ser disponibilizados pelo Estado e a União. “Estamos estudando algumas medidas que podem amenizar os danos causados pela falta de chuva e contamos com o apoio dos governos estadual e federal, para viabilizar estas ações”, afirmou o titular da pasta responsável pela política de produção primária em Porto Alegre.

Segundo o secretário da Agricultura do RS, ao todo, são 273 municípios habilitados para receber os recursos que serão disponibilizados. Ao menos 11 municípios da Região Metropolitana serão beneficiados com microaçudes, com investimento aproximado de R$ 100 mil cada, por meio do Programa Avançar na Agricultura. A construção de cisternas para o armazenamento de água é outra iniciativa da secretaria.  

O presidente da Granpal, Rodrigo Battistella, propôs a criação de um grupo de trabalho entre secretários da agricultura dos municípios, prefeitos, representantes da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação e da Emater.

Leia também:

Porto Alegre decreta situação de emergência nas regiões de produção primária

 

Adriana Corrêa

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes