Prefeitura e comunidade buscam soluções para demandas da Região Nordeste
Durante a manhã desta quarta-feira, 21, o prefeito Sebastião Melo, secretários, técnicos e demais gestores da prefeitura, acompanhados da comunidade, conselheiros do Orçamento Participativo (OP) e do vereador Giovane Byl, caminharam pelo bairro Mário Quintana. O grupo vistoriou demandas sobre pavimentação, drenagem, dragagem, habitação e regularização fundiária, que foram apresentadas pelos moradores na assembleia do OP realizada na Região Nordeste.
“Vamos continuar com as vistorias após as demandas que surgiram nas assembleias do OP para descentralizar o governo e buscar soluções junto com a sociedade. Iremos regularizar nas áreas públicas as famílias que já estão consolidadas. Prefeito tem de ser apaziguador e o processo também precisa envolver os vereadores. Sou um gestor que quer que a lei facilite e não complique a vida de quem mais precisa” – prefeito Sebastião Melo.
Habitação e regularização fundiária pautaram as conversas com os moradores. Na Alzira Rosa, foi deliberada uma reunião para acordar uma alternativa sobre a legalização da área onde as famílias estão instaladas há 12 anos. “Assumimos com o prefeito e a comunidade a responsabilidade de encontrar uma solução para o impasse envolvendo as casas amarelas até abril de 2023, quando ocorre nova audiência no Poder Judiciário. A intenção do município é comprar a área da cooperativa e revendê-la aos atuais ocupantes”, afirmou o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado.
As questões envolvendo áreas das comunidades Ventos do Norte e Jardim Alegra serão levadas para um debate na Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação da Câmara Municipal (Cuthab). No Jardim Protásio Alves II, o prefeito determinou a limpeza imediata da área pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e a colocação de um portão no terreno destinado a sediar uma escola na rua Campinas. O destino do espaço será tratado em reunião com a Secretaria de Educação (Smed).
Nas imediações, também há problemas de saneamento básico, abastecimento de água, drenagem de vias, dragagem de arroio, pavimentação e áreas de risco. O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e a Defesa Civil também foram acionados para avaliar os pontos e buscar soluções.
Demandas - Coordenadas pela Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV), as agendas de desdobramentos das plenárias estão ocorrendo de várias formas, conforme acordado com as regiões, podendo ser realizadas vistorias, audiências nos bairros, fóruns de serviços, entre outros. Após a rodada do OP, já foram verificadas demandas das regiões Ilhas, Cristal, Cruzeiro, Restinga, Norte e Nordeste. Nos próximos dias, as regiões Glória e Partenon devem receber vistoria.
Cristiano Vieira