Prefeitura recebe representantes dos funcionários da Carris

14/07/2021 17:01
Giulian Serafim / PMPA
EXECUTIVO
Secretário de Governança Cassio Trogildo (D) conversou com os trabalhadores da Companha

Na manhã desta quarta-feira, 14, uma comissão de funcionários da Companhia Carris Porto-Alegrense  foi recebida na prefeitura para falar sobre o projeto de desestatização da empresa. O secretário de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, o diretor-presidente da Carris, Maurício Gomes da Cunha, e o chefe de Gabinete do Prefeito, André Coronel, conversaram com representantes do grupo que fazia uma manifestação em frente ao Paço Municipal.

Os servidores reivindicam que seja retirado de tramitação na Câmara o Projeto de Lei do Executivo (PLE) 013/21, que prevê a desestatização da Companhia. O governo explicou que essa é uma parte das medidas de remodelação do transporte coletivo de Porto Alegre, pois o orçamento da prefeitura já não suporta a continuidade de aportes financeiros necessários para manter o sistema atual. Também foram enviados ao Legislativo projetos de lei de revisão das isenções tarifárias e sobre o Programa de Extinção Gradativa da Função de Cobrador do Transporte Coletivo por Ônibus. Os projetos já estão em tramitação.

Na terça-feira, 13, o prefeito pediu ao Tribunal de Contas uma análise para apurar a regularidade das revisões tarifárias e o cumprimento dos contratos desde 2015, quando foi realizada a licitação do transporte público.

Uma reunião para tratar sobre dados apresentados pela comissão dos servidores deverá acontecer nos próximos dias com a presença da diretoria e da associação de funcionários da Carris, da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

Também participaram do encontro desta quarta-feira a deputada estadual Sofia Cavedon e os vereadores Jonas Reis, Leonel Radde e Karen Santos.

Adriana Corrêa

Gilmar Martins