Prefeitura será parceira do IBGE na realização do Censo Demográfico de 2022
Nesta sexta-feira, 29, o secretário municipal de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, e o diretor de Participação Cidadã, Lucas Vasconcellos, manifestaram apoio às ações do IBGE, para a realização do Censo Demográfico de 2022. Em reunião com o chefe da Unidade Estadual do IBGE, José Renato Braga de Almeida, o coordenador operacional do Censo no RS, Luís Eduardo Puchalski, e o coordenador de área do Censo em Porto Alegre, Leandro Brunholi, os representantes da prefeitura estabeleceram uma relação de parceria, por meio da equipe e da estrutura das subprefeituras do município.
“Vamos prestar todo o apoio possível para o trabalho dos recenseadores junto das comunidades de Porto Alegre. É um trabalho muito importante que ajuda muito o governo com dados fundamentais para uma melhor gestão e execução de políticas públicas”, afirmou o secretário de Governança.
Nos próximos dias, será firmado um Termo de Acordo entre os órgãos, estabelecendo as condições do apoio da prefeitura para auxiliar no trabalho dos recenseadores. “Esse apoio será de grande valia, pois ainda precisamos de alguns espaços para servir de base e também da orientação das subprefeituras para acessar algumas comunidades e termos sucesso nesta pesquisa, que visita cem por cento dos domicílios da cidade”, destacou o chefe da Unidade Estadual do IBGE.
Censo demográfico 2022 - O Censo Demográfico será realizado a partir de 1º de agosto. O levantamento produzirá informações atualizadas e precisas, que são fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto do governo quanto da iniciativa privada. O objetivo da pesquisa presencial, por meio de um questionário e da coleta de dados geográficos, é retratar o Brasil, refletindo qual é o tamanho da população brasileira, em que condições vive, como se distribui no território nacional, o nível de escolaridade, as condições de emprego e renda da população, entre outras questões.
Gilmar Martins