Produtores comercializam 46 toneladas de frutas na 31ª Festa da Uva e Ameixa

23/01/2023 16:55
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Participaram da feira seis produtores rurais dos bairros Belém Velho, Vila Nova e Campo Novo

Terminou neste fim de semana a 31ª Festa da Uva e Ameixa de Porto Alegre, que aconteceu nos dias 14, 15, 21 e 22 de janeiro, na Praça Nossa Senhora de Belém, no bairro Belém Velho. Os produtores rurais presentes no evento registraram a comercialização de 46 toneladas de frutas. Também participaram da feira expositores de produtos coloniais e artesanato.

O secretário de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, avaliou positivamente a realização e os resultados da festa. “É uma celebração do trabalho e do empenho dos produtores rurais da nossa cidade. Muitos estão há várias gerações cultivando uvas e ameixas. Nós buscamos dar condições e espaços adequados para garantir a venda direta do produtor para o consumidor”, destacou.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Porto Alegre, Cleber Vieira, para os produtores, o evento foi satisfatório. “Contamos com mais estrutura para instalar as bancas e para recepcionar o público. Todos saíram muito satisfeitos com a realização da festa e com a comercialização das frutas”, afirmou.

Participaram da festa seis produtores dos bairros Vila Nova, Belém Velho e Campo Novo expondo uvas niágara branca e rosa, bordô e francesa, e ameixas rubimel, rainha Claudia e sanguínea, além de outras frutas da estação: melão, melancia, figo e morango orgânico. Produtores da Associação dos Produtores da Rede Agroecológica Metropolitana (Rama) também participaram expondo produtos coloniais: mel, sucos, geleias, cucas e biscoitos, entre outros.

A expectativa é colher neste ano 130 toneladas de uva e 90 de ameixa, somando 220 toneladas para superar as 200 toneladas da safra de 2022.

A realização do evento foi do Sindicato Rural de Porto Alegre, com o apoio da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV), da Emater-RS e da Associação Comunitária do bairro Belém Velho.

Largo Glênio Peres –  Ainda é possível encontrar frutas frescas no Centro da Capital. Produtores rurais seguem comercializando uva e ameixa na feira no Largo Jornalista Glênio Peres, junto ao Mercado Público, até fevereiro, final da colheita. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Adriana Corrêa

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes