Secretário de Governança recebe executivos do ICLEI
O secretário municipal de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, recebeu, na manhã desta quarta-feira, 23, o secretário executivo do ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade - da América do Sul, Rodrigo Perpétuo, acompanhado do secretário executivo-adjunto, Rodrigo Corradi, e da coordenadora de Relações Institucionais e Advocacy para o ICLEI Brasil, Ana Wernke. Na pauta, resiliência e ações para a área rural de Porto Alegre.
Trogildo destacou a importância do desenvolvimento urbano e rural. “Porto Alegre conta com uma rica e extensa zona rural que tem tudo para ser completa sob o ponto de vista da sustentabilidade”, afirma o secretário. Ele lembra que existe legislação suficiente para projetos sustentáveis na área rural da Capital. “O arcabouço jurídico institucional estabelece o que tem que ser feito e precisamos definir como colocar em prática”, completa.
O secretário executivo do ICLEI destacou que a lei das mudanças climáticas é um ponto fundamental para colocar em prática projetos que têm no seu escopo medidas de adaptação e resiliência. “Análises de risco, pontuadas em um plano de ação, são fundamentais”, afirma Perpétuo.
Porto Alegre – A Capital é associada ao ICLEI desde 1997. Desde então, já foi escolhida para fazer parte de projetos como o Urban-LEDS I, que resultou no primeiro Inventário de Emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) do município. A cidade participou também de eventos importantes relacionados à agenda climática como: COP23, na Alemanha; Congresso Mundial ICLEI 2018, no Canadá; COP25, na Espanha. Além disso, foi eleita para ser Membro Consultivo do Comitê Executivo Regional (RexCom 2018-2021) e se comprometeu com o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia.
Rede global – O ICLEI é uma rede global de mais de 2,5 mil governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. Presente em mais de 125 países, influencia as políticas de sustentabilidade e impulsiona a ação local para o desenvolvimento de baixo carbono, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular.
Também participaram da agenda, o diretor de Relações Internacionais de Porto Alegre, Ricardo Sondermann, e os membros da Coordenação de Resiliência da Secretaria de Governança Local e Coordenação Política, Luciana Peters e Vitor Masschmann.
Lissandra Mendonça