Sete kits de irrigação já foram instalados pela prefeitura
A prefeitura já instalou sete kits de irrigação fornecidos pelo Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável. Nesta segunda-feira, 29, o secretário de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo - acompanhado de equipe técnica da Unidade de Fomento Agropecuário (UFA-Smgov) - vistoriou a instalação em propriedade rural no bairro Lami.
Serão instalados 180 kits com bomba à combustão e 40 kits com bomba elétrica. Cada conjunto foi projetado para abranger uma área de 2,5 mil metros quadrados, podendo ser ampliada de acordo com a distribuição das mangueiras de irrigação. "Esta é uma das iniciativas que adotamos para amenizar as perdas que os produtores tiveram neste último ano, ocasionadas pela estiagem ou pelas fortes chuvas. Estamos prestando apoio, assistência e estrutura aos agricultores", explica Trogildo.
A propriedade que recebeu a vistoria foi a do agricultor familiar Ernesto Kaiper Lima. Ele possui certificação orgânica concedida pela Associação dos Produtores da Rede Agroecológica Metropolitana (Rama) para o cultivo de hortaliças, frutas e legumes, além de chás e temperos. Sua produção é comercializada na Feira Ecológica Três Figueiras e no Programa Municipal de Aquisição de Alimentos (PAA).
O agricultor também recebeu calcário e adubo pelo Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável. “Esse trabalho vai nos ajudar muito. A nossa expectativa é dobrar a produção. Estávamos usando irrigação via aérea e se perdia muita água dessa forma”, afirma Lima.
Serviços - O prazo para a solicitação de serviços vai até o dia 31. A Patrulha Agrícola consiste no atendimento com máquinas e equipamentos, além do fornecimento de kits de irrigação e de insumos para adubação. A prefeitura vai atender aos produtores conforme análise técnica em vistorias realizadas por servidores da Unidade de Fomento Agropecuário (UFA-Smgov). Clique aqui para se inscrever.
Auxílio emergencial - Os agricultores que tenham sofrido perdas na sua produção, por ocasião das fortes chuvas que ocorreram nos últimos meses de 2023, também podem solicitar até o dia 31 de janeiro o auxílio emergencial que será disponibilizado pela prefeitura. O valor concedido para cada agricultor será de R$ 10 mil em parcela única, somente após a vistoria técnica e mediante laudo atestando as perdas na produção. O investimento será de R$ 1 milhão. Os agricultores interessados podem acessar o formulário de inscrições no site da Smgov.
Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável - As iniciativas de auxílio emergencial e Patrulha Agrícola integram uma série de ações que foram anunciadas em dezembro, dentro do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, instituído pela Lei 775/2015 e regulamentado pelo Decreto 22.261/2023.
Clique aqui para conferir todas as ações do Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável.
Lissandra Mendonça