Territórios de saúde são tema de reunião do Conselho do Orçamento Participativo

10/11/2021 14:56

  

Indaiá Dillenburg/SMGOV PMPA
GOVERNANÇA LOCAL E COORDENAÇÃO POLÍTICA
Encontro foi realizado em formato presencial no auditório da prefeitura

A reunião ordinária do Conselho do Orçamento Participativo (COP), realizada na noite de terça-feira, 9, teve como pauta os territórios da saúde. Em formato presencial no auditório da prefeitura, os conselheiros ouviram a diretora de atenção primária à saúde, Caroline Schirmer e o diretor-adjunto, João Manoel Assunção.

A diretora iniciou a apresentação destacando a constituição dos territórios da saúde de acordo com o Decreto 7.508, que serve como base para organização do Sistema Único de Saúde (SUS), visando à integralidade da assistência e a equidade.

Prosseguiu mostrando a saúde de Porto Alegre em números. Conforme dados do IBGE, a Capital tem 1,5 milhões de habitantes; desses, 27% possuem elevado risco de vulnerabilidade. Com informações da plataforma e-Gestor AB, foi destacado que  63,5% possuem cobertura da atenção básica e 56%, cobertura pelas equipes da Saúde da Família. E segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar, 43,4% possuem plano de saúde.

Especialmente sobre atenção primária, a diretora ressaltou a meta para a Rede de Atenção à Saúde: “Buscamos o aumento de cobertura da saúde da família com a construção de 12 novas unidades."

Demandas – Na apresentação, houve informações sobre clínicas da família e unidades de saúde, às quais há previsão de atendimento de demandas do OP. A Clínica da Família Assis Brasil que atende um grande número de pessoas na Região Norte do OP, tem previsão de transferência para terreno próprio, atendendo, segundo a diretora, indiretamente, a demanda 188 de 2015, que prevê a compra de material permanente para as unidades de Saúde da região Norte.

Já a Clínica da Família Glória, que futuramente será integrada à Unidade de Saúde Aparício Borges, atende as seguintes demandas do OP: 178 de 2009 (ampliação da US Aparício borges), 555 de 2011 (gabinete odontológico na US Aparício Borges). A Unidade de Saúde Santo Alfredo, com a instalação em terreno próprio, atenderá a demanda 345 de 2012 (USF Bento Gonçalves). Tem ainda a US Lomba do Pinheiro que atende à demanda 676 de 2013 que prevê a construção de sede própria da Unidade de Saúde da Família.

Outras três Clínicas de Saúde da Família que atendem demandas do OP também foram apresentadas: Clínica da Família Quinta do Portal que futuramente irá para estrutura própria, atende à demanda 531 de 2012 (USF Quinta do Portal), Clínica da Família José Mauro Ceratti Lopes atende demanda 476 de 2013 (aumento de serviços da rede básica da região Restinga) e Clínica da Família Porto dos Casais atende duas demandas: 95 de 2012 e 457 de 2014 (construção de nova unidade de saúde).

A diretora Carolina Schirmer falou ainda sobre atenção especializada e gestão de saúde. Na reunião, conduzida pelos conselheiros membros da coordenação do COP, Laura Elisa Machado, da região Eixo-Baltazar e Roberto Jakubaszko, da temática Desenvolvimento Econômico, Tributação, Turismo e Trabalho, os conselheiros puderam apresentar suas dúvidas acerca da explanação da diretora e também algumas reivindicações que foram respondidas.

Participaram também da reunião ordinária os conselheiros das regiões e temáticas e pela Secretaria de Governança Local e Coordenação Política o diretor de Participação Cidadã, Lucas Vasconcellos, o coordenador das Subprefeituras, Pingo Vilar, e o secretário executivo do COP, Elton Fraga.

 

Indaiá Dillenburg

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes