Prefeitura entrega chaves de unidades comerciais no Loteamento Irmãos Maristas
A manhã desta sexta-feira, 24, marcou o início de uma nova etapa na vida de três moradores do Loteamento Irmãos Maristas, no bairro Rubem Berta, na Zona Norte. A Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária (SMHARF) entregou as chaves de três unidades comerciais - uma para cada morador -, onde eles agora poderão instalar os seus negócios. São espaços de 23 metros quadrados, com instalações de água e luz, prontos para utilização. Os moradores beneficiados já tinham estabelecimentos comerciais na Vila Nazaré de onde foram realocados para a realização das obras de ampliação do Aeroporto Internacional Salgado Filho.
O secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, afirma que o trabalho sempre é realizado com a ideia de que habitação não é somente um teto. “Habitação também é educação, saúde, esporte, lazer e geração de renda. É um compromisso importante da prefeitura com essa comunidade e estávamos em débito com ela. Temos o compromisso de entregar nos próximos 14 dias todas as unidades comerciais que já estão executadas nos Loteamentos Irmãos Maristas e Senhor do Bom Fim”, afirma o secretário.
Futuro - As cortinas de ferro da unidade comercial destinada à cabeleireira Eva Pereira Bueno foram abertas pelos funcionários do Departamento Municipal de Habitação (Demhab). Na quadra R, ela vai abrir um salão de beleza que já tem até nome: Stillus, o mesmo da Vila Nazaré, onde funcionou por 18 anos. “Agora é tudo novo”, comemorou ela com um sorriso no rosto. Outro morador que recebeu uma unidade comercial foi Manuel Loreni de Oliveira. Ele pretende instalar no lote 2 da quadra K o Bica´s Bar. “Vai ter um churrasquinho na inauguração”, prometeu ele. Perto dali, na quadra I, Janaína Garcia Rodrigues quer colocar uma loja de celulares. “Gostei muito do espaço aqui”, disse ela.
Os moradores beneficiados receberam a posse da unidade e autorização para abertura e funcionamento dos seus próprios negócios, porém não possuem o registro e matrícula do imóvel, estando, portanto, impossibilitados de vender ou comercializar o espaço comercial. Ao todo, deverão ser entregues pela secretaria 41 unidades comerciais no Loteamento Irmãos Maristas.
Lissandra Mendonça